Presidente da Amvap é o novo vice-presidente de águas da FNP

Nossos Municípios

O presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, tomou posse na segunda-feira (10/11) como vice-presidente de águas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A eleição de Gilmar Machado para o cargo ocorreu durante a 66ª Reunião Geral da FNP.

O vice-presidente da República, Michel Temer, debateu com os prefeitos sobre o aprimoramento do pacto federativo e as necessidades e urgências dos municípios brasileiros.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A FNP possui várias lideranças temáticas que têm como objetivo promover discussões e buscar soluções para assuntos de interesse dos municípios. Ao assumir a vice-presidência de água, Gilmar Machado disse que é um “apaixonado pelo tema”, até por atuar em uma região com dois grandes rios. “Mas, se não cuidarmos dos rios pequenos, os grandes rios também serão prejudicados”, afirmou o prefeito de Uberlândia.

No evento em Campinas, o prefeito participou da discussão “Os municípios brasileiros e o Congresso Mundial de Águas”. O congresso ocorrerá na Coreia do Sul em 2015 e no Brasil em 2018. Um das responsabilidades de Gilmar Machado, como vice-presidente de águas da FNP, será coordenar uma comissão de prefeitos para participar dessa atividade mundial.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O convite para Gilmar Machado assumir o posto é resultado dos bons exemplos de Uberlândia e da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap na área de saneamento e investimentos em recursos hídricos. A cidade de Uberlândia possui, de acordo com pesquisa do instituto Trata Brasil, um dos melhores saneamentos básicos do país. Na área de investimentos, destaca-se a construção – com recursos na ordem de R$ 360 milhões – da terceira estação de tratamento de água da cidade, para atender uma população de 1,5 milhão de habitantes. Atualmente Uberlândia possui pouco mais de 650 mil moradores.

Outro exemplo é o saneamento na zona rural, com a construção de fossas sépticas feitas com pneus ao custo de um terço do valor de outras fossas. Já foram beneficiadas 250 famílias de um dos assentamentos da cidade. O objetivo, disse hoje o prefeito no evento da FNP, é estender o serviço a todos os assentamentos. Gilmar Machado destacou ainda o Projeto Buriti, que preserva as nascentes dos rios através da proteção da mata ciliar e a conscientização da população.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Com a estiagem prolongada deste ano, foi criada em Uberlândia uma campanha de conscientização chamada “Zé e Maria Desperdício”, conquistando a simpatia da população, que envia fotos para as redes sociais da prefeitura. Também há os fiscais do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) que percorrem a cidade fiscalizando e conscientizando a população sobre a importância de economizar água. Essas ações geraram, em um mês, uma economia de água equivalente a um dia de abastecimento.

“São ações que nós [prefeitos] podemos fazer”, disse o prefeito de Uberlândia. Participaram da mesa de discussão com Gilmar Machado o presidente do World Water Council, Benedito Braga, e o presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Wilson Ferreira Júnior.

Secom PMU