Prefeitura Realiza Ronda Noturna Para Orientação aos Moradores Em Situação de rua

Nossos Municípios

Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID 19), a Prefeitura Municipal de Araguari por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social e com o apoio da Polícia Militar, realizou na noite desta terça-feira (24), uma ronda noturna direcionada a população em situação de rua, para orientação quanto ao risco de contaminação.

O Serviço de Abordagem Social, operacionalizado nos espaços públicos, foi conduzido pela Secretária Eunice Maria Mendes, juntamente com equipe formada por Assistente Social, Psicóloga e pelos Policiais – Sargento Amador e Cabo Hudson.

Além das orientações e esclarecimentos sobre o Covid 19, foram realizados estudos sociais, a inserção no CAD Único e Programas Sociais do Governo Federal, encaminhamentos de migrante ao Albergue, rastreamento e condução de moradores até as famílias de origem.

“Estamos atuando para encontrar soluções capazes de diminuir a circulação desse público nas ruas, respeitando a legislação e as determinações das autoridades de saúde, não podendo tirá-las e aglomera-las em espaços públicos”, destacou Eunice Mendes

A ronda foi concentrada nos pontos onde um recente diagnóstico apontou pessoas em situação de rua que resistem ao acolhimento, sendo Praça dos Ferroviários, mediação da UPA, Praça Getúlio Vargas e Praça do Rosário.

Para as pessoas abordadas que não tiveram interesse em se abrigar foi oferecida alimentação e cobertores.

É importante registrar que a Constituição Federal prevê explicitamente a assistência aos desamparados como direito social (art. 6º), além de considerar (no art. 1º, inc.III) a dignidade da pessoa humana como fundamento da República Federativa. Ainda, elenca como objetivo do país construir uma sociedade livre, justa e solidária, promover a erradicação da pobreza e da marginalização além de promover o bem de todos, sem preconceitos e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º).

Ascom Araguari