Prefeitura de Araguari participa de Solenidade de Formatura do Progea

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação por meio do Projeto Gira sol participou da Solenidade de Formatura do Programa de Educação Ambiental –  Progea 2018, promovido pela 9ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, através do 2º Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente de Araguari.

O evento foi realizado no Ginásio Nadir Borges, Zebrinha, no bairro Goiás. Contando com a Presença do Capitão Jean Fabrício Pavão Ramalho, Comandante da 9ª CIA PM de Meio Ambiente, o Secretário de Política Sobre Drogas Ailton Sousa de Oliveira, que na oportunidade representou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB), do Secretário de Esportes e Juventude, Sebastião Naves de Oliveira e do Vereador Wanderlei Inácio. A Solenidade ainda contou com militares, diretores e professores das escolas e pessoas da comunidade.

O Progea nesta fase trabalhou com dezesseis escolas do município: Centros Educacionais Municipais: Realino Elias Carrijo (Amanhece), Tenente Vilagran Cabrita, Mário da Silva Pereira, Neusa Rodrigues Teixeira, Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues, Justino Rodrigues da Cunha, Para João XXIII e Professor Hermenegildo Marques Veloso. Escolas Estaduais: Antônio Marques, Padre Elói, João Pedreiro, São Judas, José Carneiro, Katy Belém e Padre Damião e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Ao todo 891 alunos foram diplomados pela presença no projeto.

O Capitão Jean Fabrício Pavão Ramalho, Comandante da 9ª CIA PM de Meio Ambiente foi primeiro a falar as pessoas presentes. “Quero cumprimentar todos os militares envolvidos neste programa importante criado em 2015 e que vem sendo aplicado por todas as unidades da Polícia Militar de Meio Ambiente no estado de Minas Gerais. A nossa vida também passa pelo meio ambiente, o qual nós temos que ter um cuidado para ter um futuro preservado e melhor, e vocês formandos fazem parte desse processo importante”, destacou o Comandante.

O Secretário de Política Sobre Drogas, Ailton Sousa de Oliveira, citou a importância da preservação do meio ambiente. “Todos nós temos o dever de zelar pelo meio ambiente. Hoje passei a conhecer um pouco mais desse projeto e estou encantado com a participação de tantas crianças e pessoas envolvidas. Como Secretário de Política Sobre Drogas, não posso deixar que lembrar a todos os formandos e presentes a importância de ficarmos longe das drogas. Parabéns a Polícia de Meio Ambiente pelo projeto”, destacou.

O Secretário de Educação, José Carlos Macedo Oliveira falou aos presentes se dirigindo especialmente aos alunos. “Tudo o que vocês forem fazer na vida dependerá exclusivamente de vocês. Não deixem que nada abale vocês. Quanto ao Progea vejo um projeto importantíssimo voltado ao meio ambiente e ministrado para alunos que estão em formação. Há 40 anos eu participei de uma redação cujo tema era referente ao meio ambiente aí vocês vêm à importância desse assunto. Parabenizo aos militares, diretores, professores, alunos e seus pais envolvidos nessa formação de ideia importante”, disse o Secretário.

SOBRE O PROGEA

A Polícia Militar implantou no ano de 2015 em todo o Estado o Programa de Educação Ambiental – Progea. O objetivo do Progea é estimular estudantes do 5º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos sócio-ambientais que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos e, é desenvolvido em duas fases de forma continuada, sendo que a primeira fase tem duração de três meses, com previsão de 12 encontros em sala de aula. Já a segunda fase é a implantação do Clubinho Ambiental, em que um grupo de alunos eleitos pelos próprios discentes buscam solucionar ou minimizar alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar. O resultado preliminar do programa tem sido bastante satisfatório, pois diversos funcionários, professores e pais dos alunos das escolas atendidas, têm relatado que o comportamento dos alunos melhorou no que tange ao desperdício de merenda e água, disciplina, respeito e educação.

ASCOM Araguari