Prefeitura de Araguari divulga os dados de trabalhos realizados pela equipe do PHAD/SAD/Melhor em Casa

Nossos Municípios

O PHAD é o Programa de Atendimento Domiciliar que atende pacientes após alta hospitalar e com o quadro clínico estável, que necessitam de tratamento especializado não oferecido pela UBSF e também para pacientes em oxigenoterapia domiciliar prolongada. O paciente recebe os cuidados em sua própria residência por uma equipe multidisciplinar, reduzindo os custos hospitalares, diminuindo os riscos de infecções e ao mesmo tempo dando continuidade ao tratamento de forma humanizada, proporcionando melhoria na qualidade de vida do paciente.

O SAD é o serviço de atendimento domiciliar, um programa federal de média e alta complexidade, com verbas específicas para custear recursos humanos, medicações de alto custo, equipamentos e outros insumos necessários.

O município foi contemplado com o EMAD tipo 2. O programa poderá receber até 60 pacientes que recebem alta hospitalar mas necessitam de cuidados domiciliares contínuos complexos.

Araguari também oferece aos pacientes o programa Melhor em Casa. Trata-se de um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

Os programas atualmente possuem 19 pacientes cadastrados no SAD/Melhor em Casa e 364 pacientes no PHAD (sendo estes 104 em atendimento clínico e 260 em oxigenoterapia domicílio prolongada).

“Nesses tratamentos domiciliares, o paciente recebe em casa todos os cuidados que sejam necessários para sua pronta recuperação, como medicações endovenosas, ventilação mecânica, monitoramento dos sinais vitais e cuidados clínicos. As visitas são semanais e todos os dados são inseridos no sistema do e-SUS”, explicou o secretário de Saúde, Fabrízio Alves Martins.

“Nosso município é um dos único do Estado que oferece a oxigenoterapia de forma totalmente gratuita aos pacientes domiciliares. Esses cuidados domiciliares, tem como objetivo proporcionar ao paciente uma rotina de tratamento mais leve e humanizada próximo da família, além de ajudar a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais”, destacou o prefeito Marcos Coelho (PSB).

Ascom Araguari