Prefeitos definem composição de Região Metropolitana

Notícias em Destaque

Prefeitos, vice-prefeitos e representantes da comissão regional que trabalha para a implantação da futura Região Metropolitana do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba definiram nesta quarta-feira (12/03), em Uberlândia, que a criação dessa nova área de integração será formada, inicialmente, com 16 municípios. A proposta foi aprovada no encontro das lideranças, ocorrido no gabinete do presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap e prefeito de Uberlândia Gilmar Machado. Duas propostas estiveram em discussão. A primeira, que foi aprovada, e a segunda, sugerindo que a RMTM seja formada por um número maior de municípios. Existe um projeto de lei que tramita na ALMG prevendo a formação da região com 66 municípios.

Prefeitos se reúnem com o presidente da Amvap. Foto: Secom PMU
Prefeitos se reúnem com o presidente da Amvap. Foto: Secom PMU

A reunião foi organizada pela Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, encarregada pelo prefeito Gilmar Machado, de dialogar com os outros municípios.  A comissão debate um estudo feito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que aponta a viabilidade da iniciativa. Porém, conforme ficou decidido, embora a RMTM seja composta, inicialmente, de 16 municípios, após a sua implantação, esse número poderá ser ampliado, de forma que contemple as outras localidades. Com a decisão, hoje, as lideranças deverão voltar a se reunir no dia 20 de março, em Uberlândia, desta vez com lideranças empresariais e municipalistas em lugar ainda a ser definido, e em seguida com deputados federais e estaduais da região, a fim de que todas as lideranças possam atuar em consenso com a proposta.

Durante o encontro, o secretário-executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Antônio Oliveira, apresentou as duas propostas, tendo os participantes manifestado sobre cada uma delas. Para o prefeito Gilmar Machado, que colocou as propostas em votação, agora é a comissão agir com rapidez, a fim de que a criação da Região Metropolitana seja votada ainda neste semestre. Do mesmo raciocínio compartilha o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, que preside a Amvale. Segundo ele, o envolvimento das lideranças empresariais no processo será fundamental. O prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correia, entende que a decisão foi acertada e que o projeto seja levado à discussão com os outros segmentos.

A comissão que debate a criação da Região Metropolitana do Triângulo Mineiro é formada por representantes das cinco associações microrregionais de municípios que compreendem o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.  São elas: Amvap, Amvale, Amvarig, Amapla e Amapar. Além de Gilmar Macjhado, Paulo Piau e Luiz Pedro também participaram do encontro o prefeito de Campo Florido, Ademir de Melo, os vice-prefeitos Paulo Vitielo, de Uberlândia, e Almir Silva, de Uberaba, e secretários executivos das associações e assessores de Araguari, Araxá e Patrocínio, e o líder do prefeito Gilmar Machado na Câmara Municipal, vereador Professor Neivaldo.

Secom PMU