Prefeitos da Amvap falam ao Bom dia Brasil da dificuldade em pagar o 13º aos servidores

Notícias em Destaque

Em entrevista na manhã desta sexta-feira (10/11) o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap falou com a TV Globo sobre as dificuldades dos municípios para pagar o 13º salários aos servidores públicos nesse fim de ano.

O presidente destacou que parte dos municípios associados já sinalizou que terá dificuldade em fazer o pagamento. Para alguns a estratégia adotada foi a de pagar o 13º no mês de aniversário do servidor. Medida que vem aliviando o apertado orçamento dos cofres públicos no mês de dezembro.

Leandro Luiz de Oliveira - pres. Amvap e prefeito de Ipiaçu
Leandro Luiz de Oliveira – pres. Amvap e prefeito de Ipiaçu

Em recente levantamento apresentado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), 70% das 853 prefeituras mineiras disseram não ter caixa para honrar o compromisso com os servidores.

Entre as cidades está um dos menores município: Grupiara. Com cerca de 1.400 habitantes, o prefeito Ronaldo José Machado, disse em entrevista a TV Globo que a expectativa é alcançar um aporte financeiro para que possa pagar o 13º salário dos servidores.

Ronaldo José Machado - prefeito de Grupiara
Ronaldo José Machado – prefeito de Grupiara

Entre os prefeitos da Amvap há uma forte mobilização para reunião em Brasília, no dia 22 de novembro, em que os gestores e entidades municipalistas como as microrregionais, juntamente com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), vão cobrar do governo federal aporte financeiro na ordem de R$4 bilhões de reais.