Pesquisa revela opinião dos usuários do Transporte Coletivo em Ituiutaba

Nossos Municípios

A Equipe de Gestão Estratégica da Prefeitura de Ituiutaba, em parceria com a Ouvidoria Geral do Município, deu início a uma nova ação que busca oferecer subsídios ao Executivo Municipal quanto à melhoria no atendimento à sociedade em termos de serviços públicos.

“Além de usar as demandas registradas na Ouvidoria para a elaboração de um plano de ação, a pesquisa feita, de forma séria e objetiva, mostra a opinião fiel do usuário daquele serviço público, que está sendo avaliado naquele momento”, comenta o coordenador de Gestão Estratégica da Prefeitura, Gladiston Pires.

A pedido do prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, a primeira pesquisa foi direcionada ao Transporte Público Municipal, em especial no que se refere ao transporte coletivo urbano. “Muitas vezes não conhecemos o grau de satisfação dos serviços prestados pela Prefeitura nos seus diversos setores e, nesse momento, esse trabalho se torna uma ferramenta completa para identificação da visão e do nível de satisfação dos seus clientes, nesse caso, a sociedade tijucana”, disse o prefeito.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

A pesquisa foi coordenada pela assessora Amarílis Pereira, sendo entrevistados 100 usuários do transporte coletivo que estavam esperando ônibus no ponto instalado na Praça Cônego Ângelo, entre os dias 10 e 17 de julho, em horários alternados.

No levantamento observou-se que mais de 70% dos usuários são mulheres, sendo que o maior grupo de usuários, independente do sexo, estão na faixa etária dos 31 a 50 anos de idade (51%). Apenas 12% estão acima dos 60 anos.

Quanto ao perfil dos bairros, a maior parte dos usuários entrevistados residem nos bairros Novo Tempo (12%), Ipiranga (8%), Setor Norte (8%), Pirapitinga (8%) e Canaã (8%).

Quanto à ocupação dos usuários, a maior parte são empregados (61%), seguido por aposentados (17%), estudantes (12%) e desempregados (10%).

Outro item da pesquisa foi quanto à frequência com que o usuário utiliza o transporte coletivo, onde a maioria tem esse tipo de transporte usado diariamente (65%).

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Já nos pontos de avaliação do transporte coletivo de Ituiutaba, a primeira parte avaliou a qualidade dos pontos de ônibus quanto à Informação, deficitária na opinião dos usuários; Limpeza, satisfatória para a maioria dos entrevistados; Segurança, também aprovada pela maioria; Ambiente, que teve alto índice de aprovação; e Conforto, também elogiado pelos usuários.

Na segunda parte da pesquisa os usuários foram indagados quanto aos veículos utilizados, quanto a: Informação, também considerada deficitária; Pontualidade, com alto índice de reprovação (65%); Limpeza, aprovada por mais de 50%; e Conforto, considerado bom e ótimo para 37% dos usuários.

Motivo de muita discussão, a mudança do Ponto de Ônibus da Rua 20 para a Avenida 9, na Praça Cônego Ângelo, recebeu aprovação e elogios de 83% dos usuários.

A útlima pergunta feita aos entrevsitados foi, de uma forma em geral, qual a avaliação que se faz quanto ao serviço de transporte coletivo urbano no município, chegando ao índice de aprovação por apenas 16% dos usuários.

De posse da pesquisa, o prefeito Luiz Pedro se reuniu com dirigentes da empresa Parabaíba Transportes e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, para o início de uma ação que promova as intrevenções necessárias para essa melhoria que o usuário quer. O prefeito solicitou ainda que fosse entregue uma cópia do relatório para a empresa responsável pelo transporte.

Outra pesquisa solicitada pelo prefeito foi quanto ao serviço pestado pela empresa de Limpeza Pública na cidade. O relatório dessa pesquisa será entregue nos próximos dias ao Executivo Municipal.

Ascom Ituiutaba