Parceria vai possibilitar assessoria no planejamento urbano aos municípios Amvap

Nossos Municípios

Os municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) assinaram convênio de parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Minas Gerais para assessorar no planejamento urbano das cidades. A assinatura aconteceu na manhã desta sexta-feira (14) na sede da Amvap.

Como parte da associação, Uberlândia também será contemplada pela assessoria sem custos da autarquia federal. O CAU é uma instituição recente, criada há dois anos para trabalhar no aperfeiçoamento do ambiente das cidades, onde vivem mais de 80% da população brasileira.

Foto: Secom Uberlândia
Foto: Secom Uberlândia

“É importante ter essa assistência para a criação de novos bairros, planejamento do ambiente como um todo para estarmos sempre dentro das normas exigidas”, disse o prefeito de Uberlândia e presidente da Amvap, Gilmar Machado.

Encontros Regionais

Três pastas da Prefeitura de Uberlândia estiveram representadas nesta primeira reunião de 2014 da Amvap. O intuito é divulgar encontros de interesse regional para maior integração das cidades. Todos os eventos acontecem no mês de março em Uberlândia.

A Secretaria Municipal Antidrogas e de Defesa Social está à frente da organização da Conferência Intermunicipal de Defesa Civil. A idéia é eleger mais delegados para a conferência estadual. A cada 58 mil habitantes um delegado é eleito e com a união das cidades da região há chances dos municípios da Amvap terem mais representantes. A principal reivindicação é a redução do teto para solicitação de recursos nas esferas superiores para custos de emergência.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) organiza um encontro para socializar informações de criação de Procons municipais e desenvolvimento de novos trabalhos. A idéia é que o órgão seja mais que um balcão de reclamações e atue na conscientização e educação para o consumo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho organiza também um encontro regional para fortalecer as políticas de assistência social e demais políticas sociais como a atuação multisetorial nos espaços dos CRAS e maior oferta do Pronatec.

Região Metropolitana

A versão final do estudo de viabilidade técnica, econômica, financeira e social da aglomeração do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e seu colar de influência regional foi entregue pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A próxima etapa é publicar em formato de livro ou revista o estudo e distribuílo para os 66 municípios da região que têm probabilidade de ingressar no aglomerado para estudo mais aprofundado do tema.

Enquanto isso, o secretário municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Stoessel Vinhas, encomendou um estudo das cadeias produtivas à UFU. A análise é elemento fundamental para a criação da Agência de Desenvolvimento Regional. Segundo o prefeito Gilmar Machado, a Agência vai aproveitar o potencial econômico que a região está vivenciando para dividir os recursos, em vez de concentrá-los.

Secom Uberlândia