Palestras e troca de informações marcaram Outubro Rosa em Campina Verde

Nossos Municípios

A Prefeitura Municipal de Campina Verde e a Secretaria de Saúde realizaram na noite desta quinta-feira 26, uma noite em comemoração a Campanha Outubro Rosa. O evento foi realizado no Lions Clube de Campina Verde e teve como foco a promoção a saúde integral da mulher.

Durante a ação foram abordados vários temas sobre o câncer de mama, como os principais sintomas, riscos e prevenção. O encontro reuniu enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais profissionais ligados a área da saúde. Também estiveram presentes o vice prefeito Douglas Barbosa, o vereador Cortopassi Tostes, o Secretário de Saúde Anderson Ferreira, a Secretária de Cultura Mariana Rezende, a Secretária de Educação Maria Célia e a Secretária de Assistência Social Valtiva Maciel.

O coordenador da Atenção Primária Frederico Ribeiro abriu a noite agradecendo a presença de toda comunidade de Campina Verde que veio participar e trocar informações sobre como podemos prevenir o câncer de mama, que de acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil esse tipo de câncer responde por cerca de 28,1% dos casos novos todos os anos, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma. O tratamento é gratuito e oferecido atrás do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Educador Físico Daniel Martins Ribeiro falou da importância da prática das atividades físicas para a melhoria da qualidade da vida da mulher.  O profissional focou ainda, que hoje as pessoas estão muito sedentárias e isso compromete muito a saúde e o surgimento de doença.

A enfermeira Arelica Carvalho apresentou a todas as mulheres e também aos homens que estavam acompanhando suas esposas, o que é o câncer de mama, seus principais sintomas, causas e como homens e mulheres podem se prevenir.

Foto: Ascom Campina Verde
Foto: Ascom Campina Verde

De acordo com a profissional que trabalha com a equipe da saúde da família do ESF Dr. Ademar Geraldo de Queiroz, o câncer de mana é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mana, alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Segundo Arelica certa de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos simples, como a pratica de atividades físicas regularmente, alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

Depois das explicações da enfermeira, o momento de mais emoção da noite, a dona de casa Cirenice Nunes deu seu depoimento de como conseguiu superar o câncer de mama. Cirenice descobriu a doença com 34 anos, e de lá pra cá foi uma verdadeira batalha, mais o apoio da família, amigos, a fé e a força de superação contaram muito para que ela superasse a doença, e hoje oito anos depois encontra-se totalmente recuperada.

A Psicóloga Larissa Azambuja mediou uma roda de conversa com as participantes, focando a necessidade e a importância do dialogo entre maridos e esposas sobre a realização de exames de rotina como sífilis, HIV e hepatite. Para fechar a noite foi sorteado vários brindes a todas as mulheres participantes e servido um delicioso café de confraternização.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada exclusivamente no mês de outubro, e dirigida às mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York nos Estados Unidos, e hoje esta presente em vários países do mundo, na luta contra o câncer de mama.

Ascom Campina Verde