Natal Luz é um marco na história de Uberlândia

Notícias em Destaque

Entre os dias 6 e 24 deste mês, a cidade será palco de inúmeras atrações artísticas e natalinas e receberá iluminação especial

Uberlândia sedia, a partir desta semana, uma programação voltada para o espírito natalino, para a fraternidade e para a alegria. Iluminação diferenciada e apresentações artísticas são algumas das atrações do Natal Luz de Uberlândia, programa lançado neste ano pela Prefeitura e que coloca a cidade no circuito das grandes comemorações de fim de ano. Mais de dois mil artistas participam da programação, que será aberta oficialmente nesta sexta-feira (06/12), com show de Agnaldo Rayol, na Praça Sérgio Pacheco, às 21h. No repertório, um misto de canções natalinas e de sucessos do cantor. Durante mais de uma hora, o público ouvirá interpretações de músicas como Ave Maria, Mia Gioconda e Tormento d’Amore.

06-12 Natal Luz
Árvore de natal na Praça Tubal Vilela em Uberlândia. Foto: Secom / PMU

Por volta das 18h30, o Papai Noel irá sair do bairro Custódio Pereira e descer a avenida Floriano Peixoto num comboio com três carretas, um trenzinho e um trio elétrico iluminados até a praça Clarimundo Carneiro. Em seguida, seguem pela avenida Afonso Pena até chegar à praça Sérgio Pacheco, por volta das 20h, quando as luzes serão acesas.

Ainda dentro das comemorações, a atriz Beth Goulart traz a Uberlândia, nos dias 7 e 8, a premiada peça “Simplesmente eu, Clarice Lispector”. A apresentação no Teatro Municipal, às 21h, mostrará a trajetória de Clarice em direção ao entendimento do amor, de seu universo, de suas dúvidas e contradições. Na interpretação, a autora e seus personagens dialogam sobre vida, morte, criação, Deus, cotidiano, palavra, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento. O texto foi extraído de depoimentos, entrevistas e correspondências da escritora e contém trechos das obras “Perto do Coração Selvagem”, “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” e dos contos “Amor” e “Perdoando Deus”.

Já no dia 14, às 20h30, uma confluência de religiosidade e história da música darão o tom do repertório da Orquestra de Câmara e do Coral Sesiminas. Com regência do maestro Marco Antônio Maia Drummond, os dois grupos interpretarão composições de Vivaldi, Bach e Mozart, entre outros clássicos. O show será na Praça Tubal Vilela.

Essas são algumas das mais de 100 apresentações que ocorrem em 20 espaços da cidade. Além da área central, serão contempladas as cinco regiões de Uberlândia. Os bairros receberão a visita do Papai Noel, a apresentação da Banda Municipal, além de outras atrações. O Natal Luz prevê ações voltadas para todos os públicos. As crianças poderão assistir ao teatro de bonecos “O Natal do Sr. Scrooge”, do Grupo de Teatro No Mi, na Praça Tubal Vilela, dia 15, às 14h. No dia 17, a agenda de eventos prevê, no Teatro Municipal, às 18h, a “1ª Mostra Artística da Terceira Idade”.

Casa do Papai Noel na Praça Sérgio Pacheco. Foto: Secom/PMU
Casa do Papai Noel na Praça Sérgio Pacheco. Foto: Secom/PMU

“A programação é diversificada para atender ao maior número de moradores. Ela também está em acordo com o perfil da administração municipal que se volta para a promoção ampla da cultura”, explica o assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Carlos Guimarães Coelho, integrante da Comissão Organizadora do Natal Luz de Uberlândia.

A programação completa está disponível no hotsite www.natalluzdeuberlandia.com.br

Iluminação temática

Quem circular pelas ruas de Uberlândia durante o Natal Luz será surpreendido por uma iluminação diferenciada. Após mais de duas décadas, a cidade volta a receber enfeites em ruas, avenidas, praças e prédios públicos. Nesses locais foram instalados mais de meio milhão de microlâmpadas de LED. Toda a iluminação será acionada nesta sexta-feira (06/12), abertura oficial do evento, às 20h.

Na Praça Tubal Vilela foi instalada uma árvore com 20 metros de altura, iluminada com 150 mil luzinhas. Já as avenidas Afonso Pena e Floriano Peixoto, entre o Fórum e a Praça Clarimundo Carneiro, ganharam cortinas iluminadas com mais de 20 mil lâmpadas. Também foram incluídos alguns pontos da Avenida Rondon Pacheco, além do Museu Municipal, da Oficina Cultural, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, do Centro de Fiação e Tecelagem, do Mercado Municipal, do coreto da Praça Clarimundo Carneiro, da Casa da Cultura e do Teatro Municipal. No Parque do Sabiá, um túnel iluminado sobre a ponte remete a um cenário lúdico logo na entrada do local.

“Esta é uma data especial, e o que queremos é resgatar o espírito natalino e do nascimento de Jesus Cristo”, diz a secretária de Governo, Rosângela Paniago. O Natal Luz reabrirá a Casa do Papai Noel, na Praça Sérgio Pacheco, após dois anos sem atividades. O espaço foi todo reformado e recebeu decoração temática para hospedar o Bom Velhinho. O público poderá visitar o local de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h, entre os dias 6 a 24 de dezembro. A entrada é franca.

Realização

O Natal Luz é realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Governo, e conta com vários parceiros, como Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (Proex/UFU), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sesi, Uberlândia Refrescos, Convention & Visitors Bureau, dentre outros segmentos da sociedade.

Participação popular

A população de Uberlândia também pode compartilhar o clima de Natal enviando fotos dos momentos especiais e de decorações típicas desta época do ano para o Facebook da Prefeitura. As fotos serão selecionadas e postadas no perfil oficial durante todo o mês de dezembro.

Turismo e comércio

Destino para pessoas ligadas à área de negócios e estudos, Uberlândia recebe milhares de pessoas todos os meses. Localizado na região central do Brasil, o município tem ainda uma malha viária com um intenso tráfego. A intenção do Natal Luz é atingir, além dos 700 mil uberlandenses, também esses turistas e atrair outros, tornando a cidade um ponto turístico neste período do ano. Quanto ao comércio, de acordo com pesquisa sobre a expectativa de vendas durante o período natalino, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL), os dados apontam que 89% dos empresários acreditam no aumento das vendas. Cerca de 44% dos entrevistados creem que a comercialização poderá chegar a um volume 12% maior do que o de 2012.

Dentre as principais ações previstas para atrair ainda mais a atenção do público estão ofertas, descontos, decoração de vitrines e treinamento especial para as equipes. A CDL sugere também que o comércio local estenda o horário de funcionamento até as 21h no período que antecede o Natal. Segundo o presidente da CDL, Celso Vilela, a época é especial, e o Natal Luz é um incentivo para melhorar a autoestima, movimentar o comércio, gerar novos empregos e aquecer a economia.

Decoração de Natal. Foto: Secom/PMU
Decoração de Natal. Foto: Secom/PMU

Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade está presente no Natal Luz. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a responsável pela montagem de duas árvores feitas com garrafas PET. Uma delas, com cinco metros de altura, fica na Praça Coronel Carneiro, junto com um presépio. A outra, com quatro metros, foi montada na Avenida Anselmo Alves dos Santos, em frente ao Centro Administrativo Municipal. Também foram utilizadas hastes em bambu e copos plásticos.

Na Praça Tubal Vilela haverá ainda um incremento especial: um boneco de quase dois metros de altura feito com garrafas plásticas, confeccionado por alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Eurípedes Rocha, no bairro Presidente Roosevelt. O enfeite foi produzido no mês de novembro por cerca de 60 crianças, com idade entre dois e quatro anos, e por seus professores. Os materiais foram coletados pelos profissionais da escola e familiares dos alunos. “Pensamos em algo para envolver a comunidade escolar. Além do Natal, pedimos ainda que os pais conversem com seus filhos sobre a importância de se preservar o meio ambiente, pois respeitando a ecologia, estamos respeitando a vida”, afirma a diretora Aparecida Maria Fonseca.

Natal Luz também tem estrutura de segurança pública preparada

Dentro da preparação para as comemorações natalinas, uma das preocupações foi com a segurança pública. Há duas semanas, o comando da Polícia Militar iniciou a Operação Natalina. Todo o efetivo está nas ruas no combate à criminalidade em toda a cidade. O número de militares no patrulhamento ostensivo e nas ações preventivas não foi revelado pelo comando, mas são policiais que atuam também no setor administrativo da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).

De acordo com o assessor de comunicação da instituição, capitão Miller Michalick, a Polícia Militar conta com diversas ações preventivas, educativas de combate à criminalidade, como o “Comércio monitorado e solidário”. Além disso, mais de 30 câmeras fazem o videomonitoramento da área central e do bairro Martins, 24 horas por dia. “A população e os comerciantes contam com o patrulhamento motorizado, a pé e de motocicleta, além de outras estratégias para prevenir e atuar no caso de necessidade. Apesar de tudo isso, um dos fatores mais importantes ainda é conhecer quem ‘mora ao lado”, alerta o capitão.

Os comerciantes Benito Salomão e Kennedy Pinheiro Sales fazem parte da rede de comércio monitorado e solidário. Eles estão otimistas e afirmam que desde a implantação, há seis meses, o índice de furto e roubo diminuiu cerca de 80%. “Temos um pensamento muito comum. Conhecemos nossos vizinhos, conversamos e estamos sempre focados no que a PM nos orientou. Onde existem as sinalizações do projeto, as pessoas mal intencionadas acabam fugindo. Isso é um fato real”, diz Kennedy.

Em virtude do alto índice de roubos a joalherias na cidade, no ano de 2007, Benito procurou a PM e juntos iniciaram o trabalho de prevenção setorial, destinado especificamente a esse tipo de comércio. “O movimento foi crescendo e o comando da polícia chegou com o ‘Comércio Monitorado’ já estruturado, pronto para a execução. Aí reunimos e abraçamos a ideia. A queda no número de crimes onde o projeto foi implantado foi considerável”, conta.

As pessoas podem entrar em contato com a polícia pelos telefones 190 ou 181, ou pessoalmente, na companhia mais próxima. Uberlândia possui dois Batalhões (17º e 32º) e oito companhias, além da 2ª Companhia de Missões Especiais (Ciamesp).

Dicas da Polícia Militar para o comércio:

– Elabore projeto de segurança com seus vizinhos comerciantes

– Instale em seu comércio fechaduras e travas de qualidade

– Nunca deixe dinheiro nos caixas, restrinja apenas às quantias necessárias para troco

– Não instale caixas nas entradas dos estabelecimentos

– Evite deixar no comércio apenas um funcionário

– Oriente seus funcionários e clientes: bolsas e sacolas são grandes atrativos para marginais. Cuidado com os volumes na hora de carregá-los e não os deixe a mostra nos bancos de veículos

– Instale alarme no comércio: ele pode ser útil em caso de sinistro.