Museus municipais terão orientações para gestão de riscos e prevenção de desastres

Notícias Gerais

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lamenta profundamente o incêndio que destruiu, no dia 2 de setembro, grande parte do acervo e da sede do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A CNM se solidariza com os funcionários, pesquisadores e estudantes dessa Instituição, que completou, em junho de 2018, 200 anos.

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil. Dispunha de um acervo de relevância nacional e internacional composto por mais de 20 milhões de itens relacionados, principalmente, às áreas de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, que faziam dele o maior museu de história natural da América Latina.

Diante dessa perda irreparável para a cultura, a história e a ciência no Brasil, as áreas técnicas de Cultura e de Defesa Civil da CNM estão elaborando material técnico para dar orientações sobre gestão de riscos e prevenção de desastres em museus municipais. De acordo com a plataforma MuseusBr, do total de 3.790 museus que existem no Brasil, mais de 1.300 são municipais.

Um incêndio de proporções ainda incalculáveis atingiu, no começo da noite deste domingo (2), o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense
Um incêndio de proporções ainda incalculáveis atingiu, no começo da noite deste domingo (2), o Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense

Outras publicações
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) aprovou, em 2015, a “Recomendação à Proteção e Promoção de Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade”.

Já o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) publicou os seguintes títulos:
Segurança em Museus”, em 2011;
Programa para a Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro”, em 2013;
Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro”, também em 2013;
e “Subsídios para a elaboração de Planos Museológicos”, em 2016.

Modernização de Museus
O Ibram recebe até amanhã, 6 de setembro, inscrições para a 4ª edição do Prêmio Modernização de Museus, que vai contemplar 28 projetos com R$ 100 mil cada, totalizando R$ 2,8 milhões voltados a iniciativas bem-sucedidas de preservação e difusão do patrimônio museológico implementadas por instituições museológicas ou por mantenedores de museus no período de 2015 a 2018.

Saiba mais sobre o edital

Portal CNM