Municípios Amvap tem Ideb avançado

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Amvap orienta gestores na observação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Os números do Ideb deixam as cidades que fazem parte da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP, em posição privilegiada quando o assunto é a educação fundamental ofertada pela rede municipal (até o 4° ou 5° ano).  Dos 24 municípios associados à Amvap, 22 estão acima da meta estabelecida pelo Ministério da Educação (Mec) na última avaliação quantificada em 2011.

O Ideb é avaliado a cada dois anos. A meta no Brasil é atingir o índice 6.0, identificado em países de primeiro mundo, até o ano de 2.020. Dos 24 municípios Amvap nove já superaram esta marca. A cidade de Iraí de Minas é um exemplo claro dessa evolução. A meta estabelecida pelo Mec para o último Ideb era de 5.0 pontos, mas a rede municipal atingiu a marca de 6.7, número bem acima até mesmo do que está projetado para 2.020.

15-10 Amvap Ideb

O advogado e consultor em gestão pública da Amvap, Dr. Alexandro de Souza Paiva, ressalta que a eficiência no ensino público é compromisso do administrador municipal e nela é avaliada uma série de variáveis. “A questão social, a disciplina dentro de sala de aula, a estrutura das escolas ofertada na rede pública e os investimentos na qualificação profissional continuada, são fatores que devem ser analisados no conjunto da educação e vão influenciar no resultado do Ideb” disse Paiva.

Nos anos iniciais (1° ao 5°), o Ideb nacional alcançou 5.0. Ultrapassou não só a meta para 2011 (de 4.6), como também a proposta para 2013, que era de 4.9. Nessa etapa do ensino, a oferta é prioritariamente das redes municipais, que concentram 11,13 milhões de matrículas, quase 80% do total. O Ideb para os anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal foi calculado em 5.222 municípios. A meta para 2011 foi alcançada por 4.060 deles (77,5%).