Município de Uberlândia é referência em atendimento domiciliar à saúde

Nossos Municípios

Uberlândia recebeu na última segunda-feira (11/08) um seminário sobre monitoramento e fluxos do Serviço de Atendimento em Domicilio (SAD), no Triangulo Mineiro. O objetivo do evento é favorecer a troca de experiências entre os municípios e fortalecer as ações de atendimento domiciliar garantindo aos pacientes a assistência humanizada no conforto do seu lar e protegido dos riscos de infecções hospitalares. Com pouco mais de um ano de funcionamento, o programa, que é chamado Melhor em Casa, já atendeu em Uberlândia 1.250 pacientes de diferentes diagnósticos. Hoje, 405 pacientes estão ativos no programa e são atendidos em suas residências.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Participaram do evento no Hospital e Maternidade Municipal representantes do Ministério da Saúde e técnicos de saúde dos municípios de Uberlândia, Uberaba, Monte Carmelo, Araguari, Ituiutaba e Patrocínio. Durante a manhã, foram apresentados os fluxos de atendimento domiciliar de cada município e, à tarde, os participantes fizeram visitas a pacientes. “Uberlândia foi escolhido para abrigar o evento por ser referência no atendimento em domicilio”, disse Laerte Honorato, diretor de Rede da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O atendimento em domicilio é indicado como alternativa segura e preferível aos usuários da rede municipal de saúde que têm dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitam com frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo dos profissionais. O acesso ao atendimento em domicilio é articulado com a atenção primária e a rede hospitalar da rede municipal de saúde. As equipes contam com os profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, dentista e fonoaudiólogo.

Secom PMU