Monte Carmelo registra baixo índice de infestação pelo mosquito da dengue

Nossos Municípios

Agentes do controle de endemias da Secretaria de Saúde de Monte Carmelo estão fazendo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Este é o segundo do ano e envolve 23 agentes. A primeira avaliação de 2014, feita em janeiro, apurou que o índice de infestação predial foi de 0,80%, inferior ao considerado de risco pelo Ministério da Saúde, de 1%. De 2% a 3% a situação é de risco. Acima de 3% é considerada alta.

De acordo com o Departamento de Endemias, esse trabalho apontará os locais com maior número de incidência de focos de Aedes Aegypti, onde serão intensificadas ações de prevenção e controle do vetor transmissor da Dengue.

Visita a residência. Foto: Ascom Monte Carmelo.
Visita a residência. Foto: Ascom Monte Carmelo.

Além disso, os agentes também mostram à população o quanto o trabalho preventivo é importante para se evitar novos casos de dengue na cidade. Como parte da prevenção estão os cuidados que cada um deve ter em relação ao combate do mosquito dentro de casa.

Segundo a coordenadora de endemias, Fátima do Carmo Mendes, o apoio da população é fundamental para que a cidade continue registrando baixos índices de infestação. “É preciso eliminar todo e qualquer foco de reprodução do mosquito. Independentemente do tamanho do objeto, ele pode se tornar um reservatório de água e consequentemente um local de reprodução. Por isso é importante a participação de todos. Se a população continuar contribuindo vamos continuar com índices abaixo do que é considerado tolerável pelo Ministério da Saúde”, disse.

Ascom Monte Carmelo