Monte Carmelo recebe assembleia geral da AMVAP

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

Regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ganham novos consórcios de apoio à gestão pública

Prefeitos e representantes de 13 municípios integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP participaram da 258ª assembleia geral ordinária da Associação, realizada nesta quarta-feira (30/10) na cidade de Monte Carmelo.

Foram aprovados, o protocolo de intenções do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES e também o estatuto do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência – CISTRI.

O Cides irá atuar na assessoria técnica com finalidade no desenvolvimento regional sustentável para os municípios, auxiliando nas políticas públicas, de acordo com a demanda existente em cada uma das cidades.

31-10 Assembleia Amvap

Para o prefeito anfitrião, do município de Monte Carmelo, Fausto Reis Nogueira, as ações “mostram uma nova visão da Amvap que é a de estar regionalizando as empreitadas da associação em prol dos municípios. Para Monte Carmelo é uma honra receber os prefeitos da região, e acho que isso vem trazer para população, de forma  mais clara e mais ampla, a importância que Amvap tem para a vida dos municípios que além do mais vem fortalecer as nossas gestões”.

O outro consórcio, na área da saúde, será um facilitador na implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu). Além das cidades que compõem a Amvap, o Samu integra ainda as cidades de Patrocínio, Nova Ponte e Coromandel, que fazem parte da macrorregião do Triângulo Norte, de acordo com Plano de Desenvolvimento Regionalizado da Secretaria de Estado da Saúde –PDR- SES/MG. A base do Samu será em Uberlândia, que também ganhará duas unidades de Suporte Avançado (USA). As cidades de Araguari, Ituiutaba e Patrocínio também terão, uma unidade de Suporte Avançado. As bases intermediárias de Suporte Básico (USB) ficarão nos outros municípios.

“Queremos descentralizar, não deixando nada mais concentrado. Só casos muito complexos serão encaminhados para Uberlândia. Precisamos equipar os outros municípios e melhorar suas estruturas hospitalares. É um processo que deve durar um ano para implementar, mas as pessoas vão começar a ver as mudanças”, disse o presidente da Amvap  e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.

Solenidade de formatura

O presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, ainda marcou presença na entrega simbólica dos certificados de conclusão dos cursos técnicos da Escola Móvel Sesi/Senai, do Sistema Fiemg, em Monte Carmelo. A solenidade contou com 417 formandos de 11 cursos, como mecânico de motos, assistente de costureira, pedreiro e alvenaria.