Monte Carmelo presta atendimento nutricional nas unidades de saúde

Nossos Municípios

Hoje em Monte Carmelo, quem precisa de nutricionista já encontra atendimento gratuito pela Prefeitura. A Secretaria Municipal de Saúde mantém duas profissionais que atuam nos dois Núcleos de Assistência à Saúde da Família (Nasf), por meio dos quais são formados grupos de alimentação saudável para crianças e adolescentes, para adultos hipertensos e diabéticos e para gestantes. Todas as unidades de saúde fornecem o serviço, que conta com o suporte de uma psicóloga e uma assistente social durante o desenvolvimento do trabalho. Para atendimento, basta procurar o PSF mais próximo.

Segundo a nutricionista Murielle Aguiar, hoje não existe mais fila de espera e o procedimento é simples. “O paciente chega ao PSF (Posto de Saúde da Família), passa pelo médico que dá o encaminhamento e na semana seguinte já está no grupo”, disse.
Os grupos são desenvolvidos nas próprias unidades de saúde. As reuniões acontecem em dias e horários específicos, uma vez por mês. A nutricionista faz o acolhimento e orienta individualmente caso a caso. O serviço também é fornecido nas comunidades rurais de Celso Bueno e Gonçalves, para pacientes hipertensos.
Para a prevenção e o controle da obesidade há o grupo de alimentação saudável. Nele, as crianças atendidas estão entre cinco e dez anos de idade, na curva de crescimento e acima dos índices estabelecidos na relação peso x altura e peso x idade. “Tem crianças acima do peso ainda começando a criar hábitos alimentares, então oriento a mãe a introduzir uma alimentação mais saudável para evitar que essa criança seja um futuro paciente obeso”, disse a nutricionista. Se a criança estiver acima dos índices já é encaminhada para o grupo, que é acompanhado por pediatra e clínico geral.
Com os adolescentes é a mesma coisa. A orientação é individual e os que estiverem acima do peso, recebem orientações específicas e dieta; os maiores de 12 anos são encaminhados para as aulas de zumba, na Academia da Saúde do bairro Montreal ou para a nova turma com aulas no bairro Vila Nova.

Ilustrativa
Ilustrativa

Segundo Murielle Aguiar, o grupo de adultos beneficia homens e mulheres a partir dos 19 anos com colesterol e triglicérides altos, diabetes, hipertensão. “80% dos pacientes são diabéticos e hipertensos, com predominância de idosos. Na maioria dos casos as doenças estão associadas à obesidade”, afirmou.
Já o grupo de gestantes trabalha a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e ajuda a tirar dúvidas das mães sobre vários mitos e verdades. Por exemplo, comer canjica para aumentar o leite ou comer goiabada com leite é um mito que, de acordo com a nutricionista, só faz dar cólicas no bebê. “O que aumenta o leite é a água”, disse. “Chazinho também é mito. Às vezes, faz-se um chazinho muito adocicado e isso também vai dar cólicas no bebê”, afirmou.
Murielle Aguiar também faz visitas domiciliares a pacientes obesos mórbidos acamados, que não têm condições de ir até a unidade de saúde. “Tenho uma paciente que há quatro meses pesava 130 quilos e hoje já está com 118. Hoje, quando faço a pesagem dela, ela chora de alegria por sua conquista”, disse. “O nutricionista é um pouco psicólogo porque às vezes uma palavrinha amiga já é um incentivo para o obeso perder peso.”

Ascom Monte Carmelo