Monte Carmelo oferece transporte escolar gratuito a mais de 1.200 alunos por dia

Nossos Municípios

Todos os dias, os veículos do transporte escolar da Prefeitura percorrem uma distância que daria para ir, por exemplo, de Monte Carmelo a Nova Iorque, nos Estados Unidos. São 8.140 quilômetros percorridos para transportar, gratuitamente, em torno de 1.200 alunos das escolas municipais que moram na zona rural e os universitários que se deslocam para outras cidades. Ao todo, 46 veículos e 50 linhas são disponibilizados para o serviço. Os alunos do Campus Monte Carmelo, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também contam com transporte gratuito, mas, neste caso, feito por três linhas do transporte coletivo municipal.

O transporte escolar rural, de responsabilidade da secretaria de Educação, é dividido entre veículos terceirizados e da Prefeitura. 30 linhas são terceirizadas e feitas por 16 kombis, cinco vans, quatro micro-ônibus e dois ônibus. Da frota da Prefeitura, são utilizados 10 micro-ônibus e nove ônibus que atendem 20 linhas. Atualmente é feito à tarde em função da mudança no horário das aulas, que desde 2015 passaram para o período vespertino, depois de uma decisão conjunta entre Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Regional de Ensino.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

“Muitas crianças eram obrigadas a acordar antes das 4h da manhã e isso prejudicava o aprendizado delas, principalmente das menores, de quatro e cinco anos. Segundo os professores, muitos alunos ao invés de participarem das aulas deitavam na carteira e dormiam, ou seja, repunham o sono que perderam no percurso de casa até a escola”, explicou o secretário de Educação Bento Borges.

Já os universitários que estudam em Uberlândia contam com cinco ônibus, sendo quatro à noite e um de manhã; para os que vão a Coromandel, Patrocínio e Araguari são disponibilizados dois micro-ônibus e uma van. Destes veículos, apenas o que leva estudantes para Araguari é terceirizado. Os demais são da frota da Prefeitura.

Para os alunos da UFU hoje são fornecidas três linhas do transporte coletivo municipal, que atendem os principais bairros e passam pelo Centro da cidade. Em 2014, a Prefeitura criou uma linha exclusiva para esses alunos, mas prevendo o aumento da demanda mudou algumas rotas e, desde 29 de fevereiro deste ano, as linhas 010 e 040 passaram a ir até a entrada do campus instalado próximo ao bairro Catulina. A universidade tem três unidades na cidade, nos bairros Catulina, Vila Nova e Centro. O transporte coletivo municipal é de responsabilidade da secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Ascom Monte Carmelo