Monte Carmelo: Natal sustentável vai reaproveitar 100 mil garrafas pet

Nossos Municípios

Esculturas gigantes estão sendo construídas a partir do imaginário que transforma uma garrafa velha em anjo, presente, boneco de neve, vela, Papai Noel, criança. Estes são apenas alguns dos elementos que compõem o Natal Sustentável de Monte Carmelo, para o qual a Prefeitura espera recolher e reutilizar 100 mil embalagens pet de água e refrigerante. Todas serão transformadas em peças decorativas de tamanhos variados. A meta é construir pelo menos 4.000. Para isso, oito pessoas trabalham oito horas por dia durante toda a semana. A inauguração está prevista para novembro.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

O projeto Natal Sustentável é uma iniciativa da Casa da Cultura inspirada na cidade de Patrocínio, mas que ganhou cara nova em Monte Carmelo e hoje tem identidade própria em cada uma das peças e nos detalhes que as compõem, tornando-as exclusivas. A intenção do projeto é trabalhar a consciência ambiental, das crianças aos idosos, resgatar o espírito natalino e decorar a cidade com o mínimo possível de gastos públicos. “Uma criança que recolheu uma garrafa e a viu transformada se sente participando e isso muda a forma como vê o descartável, pois, visualiza a beleza como resultado da consciência”, explicou o coordenador do projeto e criador da decoração, José Aparecido Leles. “Além disso, o nascimento de Cristo é um renascer de todas as esperanças e isso não pode ser esquecido”, disse.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

A primeira edição do projeto, em 2013, recolheu 33 mil garrafas e produziu 1.600 peças que decoraram três praças do Centro. Este ano, já foram recolhidas 20 mil garrafas e a meta da Prefeitura é decorar pelo menos 16 praças de vários bairros. “Começamos modestamente para que em quatro anos tenhamos o projeto na cidade toda. Este ano o Natal Sustentável será levado para os bairros periféricos, cada um com sua escultura única”, revela o coordenador do projeto. “As escolas visitam a oficina e os alunos de todas as idades se encantam com o que é possível fazer com uma garrafa que normalmente é descartada. Até os adultos ficam admirados com as esculturas”, disse.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Segundo José Aparecido Leles, o projeto também pode ser visto como uma atração já que, no ano passado, Monte Carmelo recebeu turistas das cidades vizinhas que vieram exclusivamente para conhecer a decoração natalina. “Esse aumento no fluxo de pessoas aquece nosso comércio e tudo isso é positivo para a nossa economia e o município como um todo”, disse. “As crianças ficam maravilhadas com o brilho das luzes, as cores e o formato das esculturas. É emocionante.”

Mas, e o consumo de energia elétrica? O coordenador do projeto garante que, se comparado à decoração tradicional, o Natal Sustentável gera economia em torno de 50%. “Todas as lâmpadas são econômicas e esta é uma das exigências do projeto já que ele deve ser sustentável em todos os sentidos”, explicou.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

“O mais importante é que a cidade toda se mobiliza e se envolve, tanto é que a população é a maior responsável pela conservação de cada uma das esculturas. As pessoas cuidam tão bem que não tivemos nenhuma depredação no ano passado. No final, o que pretendemos é resgatar o espírito natalino por intermédio da beleza, das cores, da luz e da contribuição individual que resulta num trabalho grandioso de todos. O nosso Natal vai ser o mais bonito do Brasil.”

Ascom Monte Carmelo