Monte Carmelo: distrito de Gonçalves recebe obras da prefeitura

Nossos Municípios

Duas obras importantes para a comunidade rural de Gonçalves e moradores da região serão entregues pela Prefeitura nesta segunda-feira, 30. A reforma da quadra poliesportiva Saturnino Antunes e a ampliação do prédio da Unidade de Apoio à Saúde da Família Francisco Marques Pires serão inauguradas no centro comunitário do distrito a partir das 16h.

Depois da reforma, a quadra Saturnino Antunes passou a fornecer estrutura mais adequada para a prática de atividades físicas e desportivas. E para incentivar as pessoas a buscarem o movimento como um complemento a mais para a saúde e o lazer, a secretaria de Educação e Esportes vai criar uma escolinha de esportes dedicada totalmente para a comunidade e redondezas.

Já a unidade de saúde passou por reformas estruturais, como a construção de novas salas, troca de pisos, de parte do telhado e da rede elétrica. Também foram feitas adaptações para atender às normas de acessibilidade, como substituição de portas, adaptações em banheiros e a construção de rampas de acesso.

Com a ampliação, a estrutura de atendimento foi melhorada para o fornecimento de serviços médicos e de enfermagem, exames de laboratório, curativos, retirada de pontos, lavagem de ouvido, vacinação, aplicação de injeções, soroterapia, nebulização ou aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Mais qualidade de vida para a zona rural

Para os moradores e trabalhadores da zona rural do município, a Prefeitura tem garantido outras conquistas importantes como, por exemplo, a ampliação da patrulha mecanizada. Ao todo, hoje são cedidas 15 patrulhas às associações rurais por meio de um Termo de Permissão de Uso, que dá autonomia às mesmas na forma de gerir os equipamentos e beneficiar os produtores que deles necessitam.

Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), hoje são destinados 30% do orçamento da merenda escolar, em torno de R$ 200 mil por ano, para produtos da agricultura familiar do município. Dez agricultores fornecem pelo menos 20 itens hortigranjeiros para a merenda servida em 23 instituições de ensino.

Outros exemplos são vistos na fundação da Cooprosol (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Monte Carmelo), na construção do Mercado Municipal – em andamento, na reformulação da feira livre, na construção e ampliação de terreiros para café, nas construções de trincheiras para silagem, de tanques para a criação de peixes e de reservatórios para irrigação.

No transporte de passageiros e escoamento da produção, a Prefeitura investe na conservação e manutenção diária das estradas. Até agora, foram reformadas sete pontes e construídas outras oito, beneficiando mais de 7.000 pessoas das comunidades rurais de Cambaúba, Areado, Barbosas, Mateus, Paulistas, Corguinho, Mata das Perobas, Coxim, Bagaço, Araras, Buritis, Castelhana e Bexiga. Também foram construídos 50 mata-burros e reformados 30. Além disso, foram recuperados mais de 2.500 km de estradas rurais, beneficiando diretamente 8.000 pessoas.

Ascom Monte Carmelo