Monte Carmelo: bairro Catulina ganha academia da saúde

Nossos Municípios

A Prefeitura de Monte Carmelo acaba de entregar a população a obra da Academia da Saúde Edwards Soares Queiróz, no bairro Catulina.

As academias da saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física, com impacto positivo direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas. Investir nestes espaços é uma forma de promover a saúde, prevenir enfermidades e reduzir mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis.

Para os moradores da região do bairro Catulina, a Prefeitura pretende promover atividades físicas como alongamento, dança e orientações com especialistas. A prioridade é para pessoas hipertensas, diabéticas e obesas. Um educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) estará presente em tempo integral, além de uma equipe da Saúde da Família composta por psicólogo, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta. Para praticar os exercícios é preciso autorização médica. Serão abertas turmas nos períodos da manhã e da tarde.

Em 2014, a Prefeitura entregou uma Academia da Saúde para o bairro Montreal, onde também instalou academia ao ar livre com simulador de caminhada, extensor de perna, remada sentada, multi exercitador, entre outros equipamentos.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

Saúde para todos

A saúde pública de Monte Carmelo tem recebido atenção e uma série de investimentos que resultaram em melhorias para todos os usuários, tanto na zona urbana quanto na rural.

Hoje, as pessoas que precisam de tratamento hospitalar o encontram pelo Programa Melhor em Casa, que leva atendimento médico, de enfermagem, fisioterapia e remédios até a casa do paciente. Implantado em 2013, o programa já beneficiou 196 pacientes e seus familiares. Por mês, são atendidas 35 pessoas.

Outra conquista foi o Programa Saúde do Trabalhador, que criou horário específico para atendimento dos trabalhadores, além de fornecer visitas da equipe de saúde da família aos locais de trabalho. Por ano, são feitas a média de 900 consultas, 1.500 exames de rotina e 50 exames de ultrassom.

A implantação do Centro Oftalmológico Iremo do Carmo, em 2014, permitiu a realização de mais de 4.000 procedimentos, incluindo consulta médica especializada e serviços variados para a saúde dos olhos.

Além destes, a Prefeitura também investiu na estrutura das unidades de saúde. Por exemplo, no pronto socorro, instalou um novo aparelho de Raios X, que já realizou 114.790 exames desde a sua aquisição, em março de 2015. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) instalou aparelhos de eletrocardiograma e desfibriladores. Ao todo, foram adquiridos nove aparelhos de cada. Também foram adquiridas cinco ambulâncias zero e uma foi adaptada com UTI móvel. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi ampliado e hoje possui duas equipes compostas por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, enfermeiro, médico psiquiatra e assistente social.

Com os investimentos, foi triplicada a oferta de exames de laboratório, Raios X e Ultrassom. Foram realizadas mais de 3.000 cirurgias eletivas de varizes, catarata, otorrino (ouvido, nariz e garganta) e cirurgias gerais. Antes, essas cirurgias eram realizadas apenas fora do município.

As UBSFs dos bairros do Carmo, Catulina, Vila Dourada e Montreal foram reformadas; a dos bairros Vila Nova, Santa Rita e dos distritos de Celso Bueno e Gonçalves foram reformadas e ampliadas. O Pronto Socorro Municipal também foi reformado e ampliado. Estão em construção, uma unidade da Rede Farmácia de Minas no bairro Montreal, uma no bairro do Carmo e uma UBSF no bairro Jardim dos Ipês. O Hospital Municipal foi concluído e a Prefeitura conseguiu uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional para Monte Carmelo, que será inaugurada em breve e vai qualificar ainda mais o atendimento de urgência e emergência.

Para o quadro de profissionais, a Prefeitura contratou médicos especialistas nas áreas da pediatria, cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, angiologia e cirurgia geral.

Em 2015, foram realizados 462.979 atendimentos pela saúde pública de Monte Carmelo.

Ascom Monte Carmelo