Modelo de gestão do Teatro Municipal é discutido em Uberlândia

Nossos Municípios

A Prefeitura de Uberlândia através da Secretaria Municipal de Cultural (SMC) promoveu nesta quinta-feira (16) uma Consulta Pública com a finalidade de debater o modelo de gestão do Teatro Municipal, que concilie qualidade técnica, profissionalismo e acesso democrático. O evento aconteceu no Teatro de Bolso que fica no Mercado Municipal, região central da cidade.

Os participantes debateram sobre os diferentes tipos de gestões existentes como Fundação Pública e Direito Público adotado pelo Teatro Pedro II que fica em Ribeirão Preto (SP); Fundação Pública de Direito Privado utilizado pela Fundasus; e o modelo Organização Social (OS) desenvolvido pela Sala Minas em Belo Horizonte.

17-06 Teatro Udi

A partir desta reunião, será feita uma nova Consulta Pública para aprofundar a discussão. Quando houver um consenso, o Conselho de Cultura vai criar uma proposta que será encaminhada ao Poder Executivo a fim de elaborar um projeto de lei que posteriormente será levado para apreciação na Câmara Municipal.

Para o produtor cultural, Djalma Filho o evento foi uma oportunidade para esclarecimentos sobre a utilização do Teatro Municipal. “Serviu para obter informações sobre os próximos passos que darei neste espaço que gosto de promover os espetáculos artísticos”, enfatizou.

A produtora cultural, Carolina Miranda elogiou a iniciativa que envolveu tanto o setor público e privado no debate. “É fundamental acompanharmos para entender o funcionamento, procedimento e as novidades que envolvem o Teatro Municipal”, disse.

De acordo com um balanço da SMC em três anos de funcionamento, o Teatro Municipal sediou 321 espetáculos, sendo 174 produções locais e 147 do circuito nacional. Além disto, o espaço atraiu um público de 220 mil pessoas que assistiram apresentações internas e externas, sendo que deste total 50% tiveram acesso gratuito.

O secretário de Cultura, Gilberto Neves destacou que é fundamental o Teatro Municipal ter um modelo autônomo em relação à SMC com base no controle público, transparente e flexível na gestão.

Secom PMU