Ministro da Aviação Civil faz visita técnica em Uberlândia

Nossos Municípios

O ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, esteve na manhã de quinta-feira (24/04), em Uberlândia, para uma visita técnica ao Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, acompanhado do prefeito Gilmar Machado e do presidente da Infraero, Gustavo do Vale. A intenção foi de verificar os projetos de ampliação do modal aeroportuário e o funcionamento do ILS, equipamento que facilita pousos e decolagens em condições climáticas adversas. Os projetistas que farão estudos e direcionarão à Secretaria de Aviação Civil (SAC) estão na cidade. Os técnicos são responsáveis pela apresentação de quatro cenários divididos no território brasileiro com abordagem na colocação de novos terminais, identificar quais as intervenções necessárias nas pistas e pátios e maneiras de ampliar os equipamentos de segurança.

Os trabalhos fazem parte dos investimentos para a consolidação de aeroportos regionais e Uberlândia se enquadra no processo. Segundo Moreira Franco, a integração aos sistemas rodoviário e ferroviário para uma integração logística adequada e todas as ampliações previstas no plano diretor, colocarão o modal da cidade como um dos mais modernos do Brasil. “Não tenho dúvidas que teremos um grande aeroporto compatível com o esforço do que estamos fazendo em todo o Brasil, de colocar a infraestrutura aeroportuária brasileira no século XXI”, destacou.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

As licitações serão acertadas ainda no segundo semestre e as obras de ampliação devem começar no final de 2014 e início de 2015. O plano diretor contempla ampliação de pista, nova área de segurança, novo terminal de passageiros, terminal de movimentação de cargas, nova torre de controle, dentre outras melhorias. A Prefeitura doou áreas para o empreendimento e a Infraero entra com um aporte de mais de R$ 400 milhões.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, salientou que a política de concessão dos grandes aeroportos feita pelo Governo Federal favoreceu os investimentos em outros centros, melhorando essa malha no país. Ele ressaltou também que os aeroportos nacionais chegam à frente do Brasil no sentido de antecipar a demanda. “O plano diretor de Uberlândia é exemplo de que estamos nos antecipando. Primeiro, vem a infraestrutura e, com isto, chegam as companhias aéreas”, afirmou o presidente ao se referir à importância da criação de aeroportos regionais para o aumento de voos domésticos sem necessidades de escalas.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

De acordo com o prefeito Gilmar Machado, Uberlândia quer continuar com a visão empreendedora para contribuir com o desenvolvimento de Minas e do país. “O aeroporto é essencial para a nossa logística. Queremos oferecer melhores condições para nossos passageiros e o transporte de cargas”, comentou.

O aeroporto de Uberlândia é o maior de Minas Gerais administrado pela Infraero. A capacidade de movimentação anual de passageiros é de 2,4 milhões e será ampliada para mais de 8 milhões com a conclusão das obras. A primeira etapa deve ser finalizada em 2019 e a etapa final, em 2029. O modal uberlandense tem crescido 5% ao ano em movimentação de aeronaves, índice acima da média nacional. Quanto à movimentação de cargas, os números também surpreendem. Mesmo não sendo preparado especificamente para esse serviço, foram mais de 1,8 milhão de toneladas movimentadas em 2013.

Secom PMU