Ministério do Desenvolvimento Agrário estará na 4ª edição da Femec em Uberlândia

Nossos Municípios

A Prefeitura de Uberlândia já se prepara para a 4ª edição da Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec), que acontece entre os dias 24 e 27 de março, no Camaru. No estande da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento (SMAA) haverá salas para oficinas sobre agricultura, agroindústria rural e piscicultura, além de aquários de peixes de espécies típicas da bacia do Rio Araguari e ornamentais para demonstração.

Com a intenção de incentivar e aprimorar ainda mais a agricultura familiar no município, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), trará para a Femec o Feirão Mais Alimentos. Em viagem a Brasília, na última quarta-feira (14), o prefeito Gilmar Machado se reuniu com o ministro do MDA, Patrus Ananias, que confirmou a participação do ministério na feira. O “Mais Alimentos” é um programa do MDA que visa fomentar a produção de alimentos por meio da agricultura familiar, financiando projetos de investimento para modernização das propriedades.

No Feirão, empresas apresentarão aos produtores da agricultura familiar e aos visitantes, máquinas e equipamentos para correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem que podem ser financiados através do programa.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Segundo a secretária de Agropecuária e Abastecimento, Daniella Batista Borraz, um dos principais desejos da Administração é avançar ainda mais a agricultura familiar no município. “Por isso é tão importante o Feirão, pois dará ao pequeno agricultor oportunidade de melhorar e aumentar sua produção, aumentando sua renda e trazendo dignidade ao campo”, disse.

A secretária destacou também a grande quantidade de oficinas e palestras que são oferecidas gratuitamente aos visitantes. Ao todo, 22 oficinas serão distribuídas em salas montadas no estande da SMAA. Três temas serão abordados nas oficinas e palestras: agricultura, agroindústria rural e piscicultura. As oficinas acontecerão sempre no período da tarde, das 12h às 17h30. Já as palestras magnas acontecerão nos dias 25 e 26 de março, no auditório do Camaru. Sobre agricultura e agroindústria o horário será das 15h às 16h. Sobre piscicultura, das 10h às 12h.

Ainda no estande da pasta, os piscicultores, pescadores artesanais e esportivos terão a oportunidade de conhecer, através dos aquários montados especialmente para a feira, peixes das bacias do Rio Araguari, além de receberem consultoria técnica visando, sobretudo, estimular a criação e o aumento do pescado. Na Mostra de Piscicultura de Uberlândia, técnicos realizarão demonstrações práticas visando estimular a implantação de novas indústrias de processamento de matéria prima, insumos e outros produtos do setor, gerando emprego e renda para profissionais em toda a cadeia.

A Femec é realizada pelo Sindicato Rural e tem a Prefeitura como um dos principais parceiros. A feira acontece no Parque de Exposições Camaru, com entrada franca e estacionamento gratuito.

Novidades em 2015

Uma das novidades para a edição de 2015 é a demonstração de tecnologia aplicada à cultura de grãos em áreas plantadas dentro do parque.

Segundo os organizadores, os campos demonstrativos da Femec servirão para apresentar as características de sementes de alta produtividade e de insumos destinados à agricultura. Uma área de sete mil m² foi dividida em 10 lotes onde já estão sendo plantadas variedades de milho, soja e sorgo. Durante a feira serão apresentados os resultados de produtividade, adaptação e controle de pragas.

Secom PMU