Laboratório de animais peçonhentos capacita agentes de endemias na região

Nossos Municípios

O laboratório de animais peçonhentos e quirópteros de Uberlândia vai  capacitar 28 agentes de endemias e saúde da família para captura e manejo de  escorpiões. O treinamento será de 27 a 29 de agosto na cidade de Araporã e terá  a participação dos agentes das cidades de Centralina, Canápolis, Prata e do  Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (LACEN/GO). Esta é a primeira  atuação regionalizada na captura dos escorpiões que desencadeia o controle de  animais peçonhentos nas localidades e contribui para produção do soro  antiescorpiônico em Minas Gerais.

Os escorpiões, após serem capturados nestas cidades, serão enviados  para o Centro de Controle de Zoonoses em Uberlândia. No local, eles ficam em  observação por quarenta dias para verificação da sanidade (tratamento de fungos  e parasitas). Após o período de tratamento, eles são encaminhados para produção  da sorologia pela FUNED em Belo Horizonte.

O laboratório de animais peçonhentos e quirópteros registrou 711  ocorrências para capturas do escorpião em 2012. Comparado a 2011 quando foram  notificadas 987 ocorrências, houve queda nos atendimentos realizados nas  residências. De acordo com o veterinário sanitarista do laboratório, William  Stutz, embora exista o crescimento populacional, as ações de higiene e limpeza  contribuíram para o controle de incidência de escorpiões na cidade. Com hábitos  noturnos, os escorpiões vivem em lugares escuros, quentes e úmidos. São  encontrados na região urbana em locais com entulhos, materiais para construção,  pedras, e costumam esconder nas residências dentro de sapatos e junto às  roupas.

Segundo o Ministério da Saúde, são registrados mais de 100 mil  acidentes com escorpiões no país e quase 200 óbitos por ano. A picada do  escorpião pode ser letal dependendo da quantidade de veneno injetado e das  condições físicas da vítima (crianças e idosos). O veneno age no sistema nervoso  causando dor, alterando a pulsação cardíaca e temperatura do corpo. É importante  procurar atendimento médico caso haja acidentes para diagnóstico e  tratamento.

 Uberlândia é referência para captura e manejo de animais  peçonhentos

 O programa para controle e manejo de escorpiões atua há 29 anos em  Uberlândia. Durante este período foram atendidas 18.836 ocorrências. A cidade é  referência para captura destes animais peçonhentos quando eles ainda eram vistos  como praga comum pela população. A partir da criação das Associações de Bairros,  surgem encontros com a comunidade e se inicia uma discussão sobre o tema,  relacionando à saúde da família. A apropriação do programa pela comunidade foi  importante para a consolidação do serviço que agora está fazendo plantões nos  finais de semana.

 fonte: Secom/ Uberlândia