Ituiutaba se mobiliza contra a dengue

Nossos Municípios

Período de chuvas é o ambiente ideal a proliferação do Aedes aegypti

Mesmo com o resultado do último Levantamento do Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), realizado pela Secretaria de Saúde, pela Vigilância Ambiental em Saúde – CCZ, ter apresentado um dos números mais baixos dos últimos anos, com o misto de chuva e sol é necessário que a atenção com a dengue seja redobrada.

Segundo o último levantamento o Índice de Infestação Predial – IIP de Ituiutaba, o índice está na casa de índice de 1,8% e, apesar de o levantamento ser um dos mais baixos dos últimos anos, o número é considerado pelo Ministério da Saúde de médio risco, pois o preconizado pelo Ministério é de até 1%.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Com o resultado do último levantamento em mãos os trabalhos estão sendo orientados e constatou-se que os maiores vilões ainda são os vasos de plantas e frascos, caixa d’água e tambor, caixa de passagem, sanitários em desuso, tanque, lixo e outros resíduos.

O mais importante é lembrar que a população deve colaborar e fazer sua parte ajudando no combate à dengue. Entre os bairros onde foram encontrados os maiores índices estão Cristina com 33%, Paranaíba com 25%, Ipiranga com 8%, Gardênia com 7,14%, São José com 7,14%, Novo Horizonte com 4,54%, o Universitário com 3,57%, o Marta Helena com 3,22% e o bairro Progresso com 1,51%.

Há sempre um apelo sobre o que cada um pode fazer para combater a dengue, e medidas simples e que ocupam pouco tempo, como cuidar de bebedouros de animais, vasos de plantas, sanitários em desuso, calhas e cuidados em geral nos quintais, podem fazer uma grande diferença no combate à dengue.

Ascom Ituiutaba