Ituiutaba reduz criminalidade com implantação de câmeras de segurança

Nossos Municípios

A sensação de segurança é cada vez maior na parte central da cidade, após a implantação, há seis meses, do Programa “Olho Vivo”, uma parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Ituiutaba.

Segundo levantamento apresentado pela Polícia Militar, as câmeras do Olho Vivo contribuíram com a redução da criminalidade nas cidades onde foram instaladas, como é o caso de Ituiutaba, com 16 câmeras, e Uberaba, com 54 câmeras.

No índice de apreensões aparecem armas de fogo, mandatos de prisão, remoção de veículos roubados, e prisões em flagrante.

Foto; Ascom Ituiutaba
Foto; Ascom Ituiutaba

De acordo com o secretário municipal de Governo de Ituiutaba, Leonardo Altef, no município, há seis meses, foi implantada a primeira etapa, sendo que mais 16 câmeras deverão ser instaladas na segunda etapa, levando, inclusive, alguns pontos para a entrada da cidade, melhorando ainda mais esse monitoramento.

Falando à imprensa, o capitão da PM em Ituiutaba, Waldir dos Santos, fez um balanço positivo de atuação após o funcionamento do Olho Vivo em setembro. “Tivemos como resultado, na parte repreensiva do videomonitoramento, a prisão de cerca de 30 pessoas envolvidas com substâncias entorpecentes na área central. Tivemos também a prisão de estelionatários que estavam agindo em estabelecimentos bancários, e uma prisão que chamou nossa atenção, que foi um crime de estupro em que o autor conseguiu evadir, mas, no dia seguinte, foi localizado andando pelo centro”, disse.

Segundo o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, num primeiro momento, o centro comercial e a área dos bancos foram atendidas, sendo que o próximo passo será dotar do mesmo sistema outros setores. “Os investimentos que estão sendo feitos para equipar a cidade com sistemas de monitoramento, é um facilitador para essa difícil tarefa das Polícias no combate à criminalidade, mas juntos vamos continuar enfrentando com responsabilidade essa questão”, frisou o prefeito.

Ascom Ituiutaba