Ituiutaba recebeu terceira audiência pública PGIRS

Nossos Municípios

Na oportunidade foi apresentado o diagnóstico do estudo do lixo e também as possíveis soluções, em conjunto, para a construção de aterros para acomodar os resíduos gerados nas sete cidades integrantes do consórcio

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES realizou mais uma audiência pública em Ituiutaba para prosseguimentos nos trabalhos de desenvolvimento do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PGIRS.

Nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, dirigida pela equipe da CIDES e pela Prefeitura de Ituiutaba, aconteceu a terceira Audiência Pública para tratar do PGIRS, lembrando que o consorcio, para este trabalho, está atendendo a sete municípios, sendo eles Ituiutaba, Gurinhatã, Prata, Canápolis, Centralina, Araporã e Monte Alegre de Minas.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

O estudo apresentado a Ituiutaba foi rico em informações e detalhes, após ser feito em dias alternados, uma análise quantitativa que mostrou o perfil que esta população descarta em seu lixo, ganhando destaque a quantidade de matéria orgânica, que vai para o lixo todos os dias. A cidade de Ituiutaba produz diariamente cerca de 70 toneladas de lixo, mas o estudo constatou que entre recicláveis e compostáveis a cidade deveria estar destinando ao aterro sanitário menos de 30 toneladas.

O presidente do CIDES e prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo ressaltou a importância do estudo para nortear ações na cidade. “Precisamos pensar hoje, no futuro de nossa cidade, e o lixo tem sido um dos principais temas de encontros e reuniões em todo o mundo, e por isso nosso empenho em fazer um estudo e planejar ações para estruturar nossa cidade e região”, disse o prefeito durante a abertura do evento.

Foi de entendimento de todos que o trabalho de conscientização da população com ações educativas e sociais deve ser intenso. “Sabemos da resistência e o quanto é difícil mudar hábitos locais, mas sabemos do compromisso da equipe de Ituiutaba e, por tudo, que o município já tem na questão de saneamento básico e resíduos sólidos, e temos a certeza de que o trabalho será bem feito no município”, disse a geóloga da UFU, Maria Ângela Freitas.

A audiência foi realizada no Centro Municipal de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores – CEMAP, na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e foi mais um passo importante que terá seu fim no próximo mês, quando a Universidade entregará o estudo e as propostas aos municípios que darão continuidade a implantação do plano.

Ascom Ituiutaba