Ituiutaba pede alerta da população para manter o controle da dengue

Nossos Municípios

Apesar de a situação da dengue estar controlada em Ituiutaba, os focos do mosquito transmissor da doença devem ser continuamente monitorados, pois, apenas com descuido, um problema de simples resolução pode se tornar um transtorno ainda maior.

Ações como descartar lixo em local inapropriado, não lavar os bebedouros dos animais e até mesmo descuidar de sanitários em desuso são prerrogativas que podem contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, uma vez que esses locais podem ser criadouros para o pernilongo da dengue.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

“Para prevenirmos a dengue precisamos de pouco tempo do nosso dia, pequenas ações contribuem e fazem com que nossa cidade continue sem problemas com a dengue. Ações simples como manter as calhas limpas, lavar bebedouros de animais, não deixar lixo acumulado nos quintais, não deixar água em vasos de plantas são algumas alternativas que contribuem com a prevenção. Vale lembrar que a maioria dos focos estão dentro das residências e, por isso, precisamos da ajuda da população”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos.

O descarte de lixo em locais proibidos como margens dos córregos e terrenos baldios, aliado às chuvas, pode se tornar um grande problema, já que muitos destes materiais descartados podem ser criatórios potenciais da mosquito. Fica o alerta e a convocação para que cada um faça sua parte, para que nossa cidade continue sem casos de dengue.

Ascom Ituiutaba