Ituiutaba passa a ter Ouvidoria Regional SUS

Nossos Municípios

Depois de criar a Ouvidoria Geral do Município, o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, solicitou empenho da equipe de Gestão Estratégica, para que Ituiutaba, como cidade polo, assumisse também o papel de Ouvidoria Regional SUS.

O Termo de Adesão foi assinado em fevereiro, sendo o Plano de Ação elaborado pela EAGE da Prefeitura e encaminhado ao Ministério da Saúde para sua aprovação. “Cumprimos todas as etapas exigidas pela Ouvidoria SUS, inclusive no ajuste de respostas, o que levou à aprovação completa do Projeto de transformação da OGM”, disse o coordenador da Equipe de Gestão Estratégica, Gladiston Pires.

A confirmação de Ituiutaba como Ouvidoria Regional SUS foi feita na tarde desta terça-feira, em Belo Horizonte, onde municípios de todo Estado participaram de evento realizado pela Ouvidoria do Estado, com a presença da ouvidora de Saúde da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE), Ana Piterman, da assessora de Gestão Estratégica e Inovação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Poliana Cardoso Lopes, e da coordenadora geral do Sistema de Ouvidorias do SUS, Maria Moro.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

“Ficamos muito felizes nos avanços que tivemos em todo Estado e em especial no que está acontecendo em Ituiutaba, que hoje tem nos atendido com respostas a todas as demandas feitas”, disse Ana Piterman.

O objetivo maior da Ouvidoria é ouvir, acompanhar e responder às manifestações do cidadão e apresentar aos dirigentes máximos dos órgãos e ao Governador as demandas apontadas pela população em relação aos serviços públicos. Com esse propósito, a Ouvidoria passa a ser uma ferramenta para contribuir para o alcance da excelência da gestão na administração do Estado por meio da vocalização dos anseios do cidadão em relação aos serviços públicos em Minas Gerais.

De acordo com Gladiston Pires, os próximos passos agora será a implantação do Sistema Eletrônico, além da disponibilização de um novo canal de atendimento ao cidadão, além de uma reunião que deverá ocorrer junto aos municípios que fazem parte da Regional de Saúde, onde será apresentado o Plano de Trabalho da Ouvidoria Regional SUS.

“Essa é uma importante ferramenta da democracia, onde tudo que for relatado pela Ouvidoria passa a ser utilizado em planejamento e projetos da administração”, avalia o prefeito Luiz Pedro.

Ascom Ituiutaba