Ituiutaba: notificações mostram que ainda há muito a ser feito para vencer a batalha contra o Aedes

Nossos Municípios

A luta contra o Aedes tem sido uma das prioridades em todo País e no mundo. Além da dengue, a transmissão de outras doenças, como o Zika Vírus e a Febre Chikungunya, vem assustando a comunidade e colocando o Aedes entre os inimigos número 1 da saúde pública. Várias ações estão sendo empregadas buscando reduzir as notificações e evitar a proliferação dessas doenças.

Em Ituiutaba, mesmo mediante todo trabalho realizado com as visitas domiciliares, trabalhos de conscientização com programas nas escolas e junto à comunidade, incentivos aos moradores que mantiverem suas residências limpas, o número de notificações ainda continua alto.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Em março, até o momento, foram registradas 562 notificações de dengue, 18 notificações para Zika Vírus e 1 notificação para a Febre do Chikungunya. Números elevados, bem acima do que se espera para o período, já que, em 2015, foram registradas apenas 215 notificações, e em 2014, foram apenas 113, o que indica um crescimento do número de notificações elevados para o período.

A Prefeitura de Ituiutaba, preocupada com o acúmulo de pneus nas borracharias e oficinas especializadas, através Vigilância Ambiental em Saúde, órgão da Secretaria de Saúde, promove o recolhimento e o acondicionamento dos pneus, para que seja feita a logística reversa e, somente na última semana, foram destinadas à reciclagem 21 toneladas de pneus, trabalho que a prefeitura faz constantemente e é um importante aliado no combate ao Aedes.

Para completar este quadro, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pela Vigilância Ambiental em Saúde, tem buscando alternativas para fomentar esse trabalho e já está sendo iniciado o projeto “Casa Limpa é Ituiutaba sem Dengue”, com uma proposta de beneficiar os namoradores que mantiverem suas residências sem criadouros do mosquito.

Ascom Ituiutaba