Ituiutaba distribui mudas em comemoração ao Dia da Árvore

Nossos Municípios

Em comemoração ao Dia da Árvore, dia 21 de setembro, a Prefeitura de Ituiutaba chamou a atenção dos moradores para a importância da preservação das nossas árvores, principalmente, no ambiente urbano.

No que se refere à importância da arborização urbana, destacam-se as funções de sombreamento, redução da velocidade do vento, abrigo para fauna urbana, valorização imobiliária devido ao agradável aspecto paisagístico, permeabilidade do solo, regulação da umidade, conforto térmico, controle da poluição sonora e da erosão pelo sistema radicular, enriquecimento do solo com matéria orgânica, além do valor medicinal e alimentício das árvores do nosso Cerrado, uma vez que espécies de elevado valor estão sendo extintas, junto com a fauna dependente delas.

Segundo levantamento da Seção de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura são protocolados pelos moradores, em média, 40 pedidos semanais para corte de árvores de espécies variadas e por motivos diversos no perímetro urbano.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Entendemos que existem casos justificáveis de corte, mas é preciso lembrar que ao derrubarmos uma árvore estamos desprezando a vida daquele vegetal e de todos os organismos que interagem com aquela única planta, além de contribuirmos com a perda gradativa da nossa própria qualidade de vida.

O impacto da retirada de uma árvore pode ser minimizado quando plantamos e mantemos outra árvore em substituição à que foi derrubada. A Seção de Meio Ambiente orienta e prevê, em cada autorização expedida, essa medida como condicionante para o corte.

Cuidados como origem nativa da espécie, porte x espaço, toxicidade, sistema radicular, tipo dos frutos devem ser observados para a escolha do espécime. A orientação no plantio de espécies apropriadas para áreas verdes urbanas, calçadas ou quintais é a forma mais inteligente dos cidadãos coexistirem de maneira harmoniosa com a vegetação dentro das cidades.

A sensibilização dos moradores com relação à educação ambiental que também se estende aos órgãos públicos e à sociedade civil refletirá diretamente na diminuição de problemas e desastres ambientais, resultado da falta de compatibilização entre o crescimento das cidades e o meio ambiente.

Ser sustentável é agir consciente de que o espaço em que vivemos deve ser deixado em condições habitáveis para as gerações futuras.

Ascom Ituiutaba