Ituiutaba contrata novos agentes para o combate à dengue

Nossos Municípios

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contratou mais 27 agentes de combate à dengue, como forma de ampliar o alcance das ações da Vigilância Ambiental em Saúde – CCZ, principalmente no combate aos focos do Aedes Aegypti.

A assinatura dos contratos aconteceu no Spaço Park, na tarde desta segunda-feira, 30 de junho, e contou com as presenças da secretária municipal de Saúde, Sônia Correa do Carmo, e sua assessora Cellina Derze, e do coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

“Esses novos contratados da SMS têm como tarefa manter os números da dengue controlados, a fim de que Ituiutaba não tenha grandes problemas com novos casos da doença”, afirma a secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo.

“Certamente essas novas contratações serão de fundamental suporte para Vigilância Ambiental em Saúde – CCZ, no sentido de aumentar o raio de atuação no combate à dengue, visando manter o controle da doença no município”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos.

Os novos Agentes de Combate a Endemias já estão à disposição da Secretaria de Saúde de Ituiutaba e, juntamente com outras atividades, serão os responsáveis pela ajuda na limpeza de terrenos, encostas, terrenos e residências, como forma de garantir que o risco da dengue se mantenha afastado.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Vale lembrar que somente esse aporte não é suficiente para manter a dengue controlada, pois a comunidade também tem um fator preponderante, já que, a limpeza de suas residências, é de sua responsabilidade e pode evitar drasticamente a proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue.

Portanto, é preciso que todos mantenham bem tampados caixas, tonéis e barris de água; coloquem o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não joguem lixo em terrenos baldios; se guardarem garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre a boca para baixo; não deixem a água da chuva acumulada sobre a laje; encham os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; se guardarem pneus velhos em casa retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpem as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; lavem com água e sabão os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana. Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos constantemente.

Ascom Ituiutaba