Ituiutaba começa instalar videomonitoramento em vias públicas

Nossos Municípios

Começou a instalação das 16 câmeras no Projeto Olho Vivo, cuja primeira etapa está sendo a instalação elétrica, do sistema de cabos de ligação e afixação dos postes para as 16 câmeras. Numa segunda etapa, mais 16 câmeras serão instaladas nas entradas da cidade e próximo às Escolas

O convênio de parceria foi assinado pelo prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Corrêa do Carmo, em abril de 2013, em solenidade na Secretaria de Estado de Defesa Social, sendo um marco para a cidade de Ituiutaba, em termos de segurança pública.

Após a assinatura, o prefeito se reuniu com o comando da Polícia Militar de Minas Gerais, tendo as presenças do comandante da 9ª Região da PM e do 54º Batalhão de PMMG, onde, na  oportunidade, discutiram sobre a instalação das 16 câmeras no projeto inicial, com a intenção de aumentar para 32 câmeras num segundo momento.

Equipamento busca melhorar a segurança pública. Foto: Ascom Ituiutaba.
Equipamento busca melhorar a segurança pública. Foto: Ascom Ituiutaba.

De acordo com o diretor de TI (Tecnologia da Informação) da Prefeitura de Ituiutaba, André Barreto, o Executivo e a Polícia Militar estão trabalhando juntas no projeto e acompanha o dia a dia o trabalho da empresa responsável pela instalação. “São 16 pontos iniciais no centro comercial, mas o projeto será estendido às entradas da cidade e escolas numa segunda etapa”, disse.

As primeiras 16 câmeras serão instaladas de forma estratégica no quadrante que abrange da Avenida 7 à Avenida 17, e da Rua 14 à Rua 26.

“Essa é uma importante parceria que visa melhorar a condição de segurança para a nossa população, um dos eixos que trabalhamos no nosso Plano de Governo”, disse o prefeito Luiz Pedro.

O Projeto Olho Vivo consiste na implantação de sistemas de vídeo monitoramento constituídos por câmeras de vídeo, estrategicamente distribuídas em regiões urbanas com muitos registros de ocorrências de criminalidade violenta contra o patrimônio, que enviam imagens para centrais de monitoramento. Essas centrais estão sob a coordenação da Polícia Militar de Minas Gerais, numa parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social e a Prefeitura Municipal. A intenção é que o sistema resulte na redução das ocorrências de crimes como roubos e furtos a transeuntes e a veículos automotores.

Por meio de uma moderna infraestrutura de rede de fibra óptica, aérea e subterrânea, com tecnologia de transporte de imagens em alta velocidade e fidelidade, o movimento das ruas é transmitido aos centros de monitoramento, onde se conta com capacidade para visualização, gravação, reprodução e armazenamento das imagens geradas pelas câmeras. Para acompanhamento e monitoramento desse sistema de vídeo, equipes de profissionais capacitados trabalham na central de monitoramento.

Ascom Ituiutaba