Indianópolis realiza a Semana do Patrimônio Histórico e Cultural

Nossos Municípios

Começou nesta segunda-feira, 19/08, a I Semana do Patrimônio Histórico e Cultural de Indianópolis, promovido pela Prefeitura Municipal de Indianópolis, Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, cuja solenidade de abertura aconteceu no Salão de Festas Santa Rita, tendo a presença de lideranças, da comunidade e do prefeito Lindomar Amaro Borges.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Carmenlucia Franco, a I Semana Municipal de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Indianópolis, criada pelo decreto 3.966 de 04 de julho de 2019, a ser realizada anualmente na semana que compreende o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto, tem  como  objetivo  valorizar e conscientizar a toda comunidade sobre a importância e valor de  nossos bens materiais e imateriais, vinculados a fatos memoráveis ou significativos, de valor histórico-cultural para o município de Indianópolis.

Nessa semana, a Secretaria Municipal de Cultura promove atividades e boas práticas municipais que trabalham com a educação patrimonial, com o objetivo de levar a parte pedagógica da sala de aula para a prática, onde os alunos da rede municipal tem a oportunidade de ter a vivência da geografia, do patrimônio cultural e turístico da cidade.

Na oportunidade, a Prefeitura Municipal de Indianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, prestou uma homenagem a Marilene Borges, escritora do Livro “Indianópolis, por aqui passaram os Bandeirantes”. “Marilene Borges nos conta através de sua arte e pesquisas, a história desde o princípio quando os índios de Indianópolis ainda habitavam às Margens do Rio da Velhas, desde o tempo do Anhanguera passando, primeiramente, pela criação da Aldeia de Santana, dos Bandeirantes que passaram por aqui, nas idas e voltas, em busca de riquezas de Goiás, da riqueza das festas e cultos religiosos, do progresso que foi chegando aos poucos. Assim, podemos dizer que em seu livro, Marilene nos deixou uma grande riqueza recontando a nossa história através de fatos, contos e relatos de pessoas que fizeram a nossa história. Para Indianópolis, ele representa um dos mais importantes documentos de sua história”, comentou Carmenlucia.

Na programação da Semana ainda tem marcado dos dias 20, 21 e 22/08 – Palestras, Oficinas e Exposição de Trabalhos de Educação Patrimonial dos alunos das Escolas Municipais e Estadual; e dia 23/08 – Encerramento às 9 horas no Salão de Festas Santa Rita – Exposições, Apresentações Culturais e momento de degustação.

ASCOM Indianópolis