Implantação do Samu está em fase adiantada

Notícias em Destaque

Os trabalhos para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Uberlândia e região estão em acordo com o cronograma estabelecido. As ações realizadas no último trimestre e que serão feitas nos próximos meses foram apresentadas durante a 14ª Assembleia Ordinária do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri). A reunião aconteceu em Uberlândia na sexta-feira (26/02) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba -Amvap.

Entre os assuntos abordados na Assembléia, foram apresentados os detalhes sobre a implantação das bases descentralizadas, a previsão do orçamento deste ano, os projeto apoiadores e institucionais, a futura estrutura do Cistri e as demais ações desenvolvidas sobre o Samu. “A implantação do Samu está de acordo com o que programamos. Quando implantado, o Serviço vai possibilitar melhoras na área da saúde. Teremos mais serviços e profissionais atendendo Uberlândia e região”, disse o presidente do Cistri e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.

Segundo a secretária executiva do Cistri, Dayana Fonseca, o balanço do processo seletivo realizado para o Samu é positivo. As provas foram aplicadas no dia 14 deste mês, tiveram 4.786 inscritos e 19% de ausentes. As provas tiveram questões de conhecimentos gerais e específicos e foram de caráter eliminatório e classificatório. Para ser aprovado, o candidato precisa pontuar no mínimo 50% dos pontos tanto em conhecimentos gerais, quanto em específicos. “A divulgação do resultado final está prevista para o dia 19 de abril e os treinamentos devem ocorrer em abril e maio”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Para atender os 27 municípios da região do Triângulo Norte, o Samu abriu 505 vagas para os cargos de condutor socorrista, técnico em enfermagem, enfermeiro, médico, psicólogo, farmacêutico, auxiliar de farmácia e auxiliar administrativo. Deste total, 211 vagas são para Uberlândia, que sediará a Central de Regulação das Urgências com sede na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). O município ainda terá cinco bases descentralizadas, sendo quatro instaladas dentro das estruturas existentes dos Bombeiros e uma na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Luizote de Freitas. Além disso, o município vai dispor de 10 ambulâncias, sendo duas UTIs móveis, que terão médico, enfermeiro e condutor socorrista. As demais são de suporte básico com condutor socorrista e dois técnicos de enfermagem.

A gestão do serviço será de responsabilidade do Cistri e para manter o Samu, além dos repasses das esferas estadual e federal, os municípios consorciados também fazem repasses mensais ao Cistri de acordo com o seu número de habitantes. Entre as cidades consorciadas, 17 contarão com bases descentralizadas, algumas com mais de uma, totalizando 22 espaços. As demais cidades serão referenciadas de acordo com a Regulação Médica de Urgência do Samu 192. Além da Central de Regulação das Urgências com sede em Uberlândia, o Samu também terá um ponto de apoio e 31 ambulâncias, que viabilizarão o atendimento a ser prestado na região Triângulo Norte.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O funcionamento do Samu será durante 24 horas diariamente e durante os sete dias da semana, atuando de forma integrada com as Unidades de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar. Quando os atendimentos forem solicitados, os técnicos e médicos reguladores avaliarão o atendimento e empenharão uma ambulância de acordo com o perfil da assistência a ser prestada.

Municípios integrantes do Cistri: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara, Uberlândia.

Secom PMU