Iluminação pública: reconhecimento nacional em projeto desenvolvido por meio do CIDES

Notícias AMVAP

‘Case’ será apresentado em evento nacional promovido em São Paulo, na próxima quarta-feira

Na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, as diretrizes adotadas no projeto de administração dos ativos da iluminação pública para municípios das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba serão apresentadas em um “case de sucesso”, durante a 5ª Exposição e Fórum de Gestão de Iluminação Pública, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.

O painel “Gestão do Sistema de Iluminação Pública” será apresentado pela secretária executiva do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, Cristina Martins. As medidas adotadas foram de grande sucesso para sanar a necessidades dos municípios que integram o consórcio no cumprimento à Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que estabelece no artigo 218, que as distribuidoras transferissem o sistema de iluminação pública, registrado como Ativo Imobilizado em Serviço (AIS), às prefeituras.

O convite para participação do Fórum é mais um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo consórcio nos 20 municípios que juntos passaram a partilhar as ações necessárias para otimizar a administração dos ativos da iluminação pública. Ao todo estes municípios somam população superior a 350 mil habitantes e um número que vai além dos 50 mil pontos de iluminação.

Em Minas Gerais, o CIDES também já recebeu destaque pela excelência no processo de contratação dos serviços de operação dos ativos da iluminação pública. O consórcio foi citado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais, no Tribunal de Constas do Estado de Minas Gerais, como exemplo a ser seguindo.

Participação Nacional

Nos dias 01 e 02 de junho, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, também esteve presente no Fórum Modelos de Negócios para a Eficiência Energética em Iluminação Pública, na capital paulista.

Divulgação
Divulgação

O evento foi promovido pelo Banco Mundial e discutiu, com participações nacionais e internacionais, as experiências de cidades mundo a fora com as novas tecnologias em iluminação pública. A busca é pela identificação de oportunidades capazes de otimizar os investimentos em iluminação pública, buscando reduzir os gastos dos municípios com energia elétrica e a melhoria na iluminação.

Na publicação “Iluminando Cidades Brasileiras”, apresentado durante o evento pelo Word Bank Group o CIDES, é citado na página 64 como um dos poucos Consórcios no Brasil que se mostrou como “uma importante alternativa que vem sendo explorada por municípios de alguns estados brasileiros”.  O Relatório está disponível na íntegra no endereço eleltronico: www.cides.com.br

CIDES

Criado em 2013, o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES, integra 20 municípios das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, promovendo ações que presam pelo desenvolvimento regional sustentável, por meio de serviços na gestão e execução de políticas públicas, observados os princípios constitucionais, inseridos no contexto da regionalização, da programação pactuada e integrada, da otimização dos recursos e da priorização de utilização dos mesmos de acordo com a estratificação de riscos e as necessidades locais, visando suprir as demandas represadas, bem como insuficiência ou ausência de oferta de serviços e/ou ações nas políticas públicas nos entes federados consorciados, caracterizados como vazios deficitários, de acordo com o perfil sócio demográfico.