Humanização dos Processos Educativos é tema de palestra em Araporã

Nossos Municípios

Na noite de terça-feira, 05 de agosto, professores e servidores da Educação participaram da palestra “Humanização dos Processos Educativos” que foi ministrada pelo professor César Aparecido Nunes. A palestra foi realizada no Teatro Municipal João Guimarães Rosa e teve a participação de educadores das redes municipal e estadual de ensino de Araporã, Itumbiara e várias outras cidades da região. Na cerimônia de abertura, o prefeito Ronaldo Sandre e o secretário da Educação, André Donizete Martins destacaram a importância da palestra para a valorização dos professores e o reforço na qualidade do processo de ensino-aprendizagem de Araporã e das cidades participantes.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Ainda na cerimônia de abertura, os músicos e professores do Espaço de Música Ermelindo Ferreira Oliveira, Marcelo Fernandes e Cristiano Faria emocionaram o público com apresentação musical. Outro ponto marcante foi a apresentação do Coral de Libras da Escola Olintha de Oliveira Vale, sob a regência da professora Renata Silva Santos.

“Eu acredito muito nossos professores e em toda nossa equipe de fazem o melhor para levar até o os filhos de Araporã ensino de qualidade, carinho, amor e dedicação. É assim que fazemos a educação no nosso município”, disse o secretário André Donizete.

Para o prefeito Ronaldo Sandre, qualidade significa melhorar a vida das pessoas, de todas as pessoas. Na educação a qualidade está ligada diretamente ao bem viver de todas as nossas comunidades, a partir da comunidade escolar. “A qualidade na educação não pode ser boa se a qualidade do professor, do aluno, da comunidade é ruim. Não podemos separar a qualidade da educação da qualidade como um todo, como se fosse possível ser de qualidade ao entrar na escola e piorar a qualidade ao sair dela”, assinalou o prefeito.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Descrevendo a história da educação brasileira, o professor titular e chefe do departamento de Filosofia da Unicamp, César Nunes falou por aproximadamente 2 horas, “ensinado e divertindo” o público, que lotou o salão de festas. “O Brasil tem uma escola do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”, frisou o palestrante.

César Nunes também falou do Plano Nacional da Educação (PNE), das novas diretrizes da educação e sobre a pedagogia da obediência, que valoriza apenas a obediência, o silêncio do aluno. “Gente, não eduque seu filho para ser obediente, eduque para ter respeito. É muito diferente. Nós somos tecelões da alma. Temos que recuperar a mística pedagógica que é essencialmente amor, mas não o amor piegas”, finalizou César Nunes.

Ascom Araporã