Grupo de gestantes de Capinópolis discute tipo de parto

Nossos Municípios

Mais uma reunião do Programa de Apoio às Gestantes foi realizada no CATRU – Centro de Apoio ao Trabalhador Rural. A reunião de abril foi coordenada pela equipe do PSF Semíramis.

As diferenças entre o Parto Normal e Cesariana foi o tema abordado pela enfermeira Larissa, coordenadora do PSF Semíramis, que mostrou ás futuras mamães as vantagens de cada um deles. Além disso, o cuidado com o corpo, atividades físicas, alimentação adequada, também foi abordado como pontos importantes para uma boa gestação.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

Já a odontóloga, Luciene Miranda fez uma interatividade com as gestantes, buscando em cada uma o seu conhecimento quanto à saúde bucal da mãe e do bebê, como proceder na limpeza das gengivas e outras orientações que ajudam na qualidade de vida do recém nascido.

Em outra parte da reunião, a estudante de Serviço Social Jeneilda Bezerra apresentou um trabalho relacionado à Ouvidoria da Saúde no Município, que teve o acompanhamento da assistente Social e responsável pela Ouvidoria em Capinópolis, Isabela Borges, tendo como palestrante o coordenador da Ouvidoria Geral do Município de Ituiutaba, que passa a partir de maio a ser Ouvidoria Regional da Saúde, Gladiston Pires. “Temos que tratar a Ouvidoria do Município não só como um instrumento de denúncias ou reclamações, pois sua função vai além disso, e deve se transformar em instrumento legal de transparência e de inovação para a administração pública de uma forma geral. Tudo que passa pela Ouvidoria, deve ser relatado e transformado em ações planejadas em benefício da comunidade”, disse Gladiston.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

Vale ressaltar que Programa de Apoio às Gestantes consiste de uma Lei Municipal e define como beneficio o pagamento no valor de um salário mínimo vigente às mães que optarem por ter seus filhos por meio do parto normal, e também aleitamento materno exclusivo durante seis primeiros meses de vida da criança, onde a mãe também recebe o benefício. “Este pagamento é feito em duas etapas, sendo a primeira após o parto normal e a segunda após seis meses do parto mediante a entrega da documentação que consta na lei”, disse a secretária de Saúde Simone Dantas.

Segundo Simone, dentro deste Programa a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto “Mãe Cidadã”, que são as reuniões mensais realizadas toda ultima quarta-feira do mês no CATRU. “Nessas reuniões as mães são orientadas como ter uma da gravidez saudável e os primeiros cuidados com o Recém Nascido, além de ganhar um Kit Maternidade que é distribuído após ela completar a participação na sexta reunião”, afirma a secretária.

A reunião contou também com a presença da coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Naia Cardoso Fontoura.

Ascom Capinópolis