Governo Federal avalia positivamente a atenção básica da saúde em Uberlândia

Nossos Municípios

Das equipes avaliadas, 63% receberam “Muito Bom” do programa, que verifica qualidade do acesso e serviços ofertados pelas unidades

Ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde oferecidos sempre foi uma das preocupações da Prefeitura de Uberlândia. Por esse motivo, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde têm trabalhado constantemente para alcançar o objetivo de continuar melhorando a qualidade de todos os atendimentos. O resultado do trabalho que começou em janeiro de 2017 já pode ser medido a partir da avaliação feita, recentemente, pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB), do Ministério da Saúde, que classificou como “Muito Bom” os serviços prestados de 63% das equipes de saúde.

O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O município de Uberlândia, nos três ciclos do PMAQ, incluiu todas as equipes de Atenção Básica para serem avaliadas, inclusive os dez Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).  A princípio foram avaliadas 76 equipes de atenção primária e dez equipes do Nasf, em quesitos como acesso e qualidade da atenção e organização dos processos de trabalho, bem como valorização do trabalhador e gestão municipal para desenvolvimento da Atenção Básica.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, trata-se de um reconhecimento do trabalho que toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido desde o início da gestão. “É importante lembrar que em 2017 encontramos as equipes desmotivadas. Os processos de trabalho estavam indefinidos, unidades com déficit de materiais, equipamentos e insumos. A coordenação se mobilizou, todos abraçaram a causa e hoje temos este excelente resultado. Vamos continuar trabalhando para evoluir cada vez mais”, destacou.

Mais recursos

Além de avaliar o atendimento oferecido à comunidade, o Pmaq também eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. No caso de Uberlândia, a avaliação garante um aumento de 51% no valor do repasse financeiro, que representa cerca de R$ 200 mil mensais para a Atenção Básica.

Confira as notas de avaliação:

Avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq)

Unidades Básicas de Saúde

– 3% das equipes foram avaliadas como Ótimo
– 63 % das Equipes foram avaliadas como Muito bom
– 25% das equipes foram avaliadas como Bom

Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf)

– 20% foram avaliadas como Ótimo
– 20% foram avaliadas como Muito Bom
– 40% foram avaliadas como Bom

ASCOM Uberlândia