Governo de Minas faz convênio com microrregionais

Notícias em Destaque

Foi anunciado esta semana pelo governador Antonio Anastasia, durante cerimônia no Palácio Tiradentes, a assinatura dos convênios com 40 microrregionais de Minas Gerais com o governo do estado. Para marcar o ato oficial, o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, assinou convênios com a Associação dos Municípios do Baixo Sapucaí (Ambasp), representada pelo prefeito de São Bento Abade, Reinaldo Vilela Filho, e com a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (Amasp), por meio do prefeito de Wenceslau Brás, Geraldo Magela Eloi.

29-11 Convenios Microrreginais

O investimento será de R$ 20 milhões, totalizando cerca de R$500 mil para cada micro. Segundo Anastasia, as microrregionais são conhecedoras das complexidades e das necessidades específicas de cada região, podendo assumir um papel de relevância e representatividade dos municípios mineiros. Liberados pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), os recursos serão destinados para compra de equipamentos e maquinário.

“As associações microrregionais possibilitam, dentro de um determinado universo onde há uma identidade de propósitos e circunstâncias regionais, que os municípios cooperem entre si. Então, no momento em que o poder público estadual consegue fomentar esse tipo de iniciativa, é claro que estamos também fomentando ao Estado como um todo. E por isso demos sequência a esse programa”, disse Anastasia. O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e prefeito de Barbacena, Antonio Andrada, esteve presente na mesa oficial. Segundo ele, é importantíssimo que o governo reconheça a força e a importância dessas associações para o desenvolvimento dos municípios.  “Nós temos que entender que cada município tem a sua individualidade, mas temos em comum o desenvolvimento regional que vai construir a estabilidade dos nossos municípios”, defende.

Além do anúncio, Antonio Anastasia recebeu durante a cerimôniada secretária-executiva da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), Alvani Vieira, uma placa em homenagem ao trabalho de valorização das entidades.Os recursos serão repassados para duas associações do Alto Paranaíba (Ampla e Amapar), nove associações da região Central (Amav, Amme, Amepi, Amver, Amalpa, Amma, Ameco, Amev, Granbel), duas entidades no Centro-Oeste (AMVI, Amasf), uma associação da região Noroeste (AMNOR), duas associações do Norte (Amams e Ammesf), seis associações no Rio Doce (AMVA, AMDI, Ardoce, Ambas, Assoleste e Amoc), nove associações do Sul de Minas (Amasp, Amag, Amalg, Ambasp, Amesp, Amarp, Ameg, Amog, Alago) e três associações do Triângulo Mineiro (Amvale, Amvarig e Amvap), duas associações dos vales do Jequitinhonha e Mucuri (Ameje e Amaje) e quatro associações da Zona da Mata (Amapi, Amman, Amerp, Ampar).