Gestores da região conhecem políticas do MDS em encontro na Amvap

Notícias em Destaque

  Aproveitando a visita de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em Uberlândia, gestores das 23 prefeituras que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap, se reuniram com a Secretaria Nacional Adjunta do Ministério, nesta quinta-feira (13/03), para promover um espaço de debate e compromisso com a consolidação de serviços, programas, projetos e benefícios do setor para a região.

Os municípios tiveram a oportunidade de serem ouvidos pelo MDS visando o encaminhamento e orientações de demandas, acerca da prestação de serviços públicos de assistência social para a população. O encontro proporcionou também a divulgação de dados sobre recursos repassados, acompanhamento e processamento de informações sobre os programas, serviços e benefícios socioassistenciais, gerenciamento de convênios e suporte à gestão da informação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), iniciativa da Secretaria Nacional de Assistência Social alinhada com as estratégias e os objetivos do MDS visando proporcionar condições para o atendimento dos objetivos da Política Nacional de Assistência Social.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

“Tivemos a oportunidade de ouvir as propostas destas cidades, além de conversar um pouco sobre o SUAS. A gente percebeu que eles querem saber mais sobre a expansão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Também tivemos a oportunidade de falar sobre a rede de serviços e financiamentos do MDS”, afirmou a subsecretária Nacional Adjunta, Valéria Gonelli.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social de Santa Vitória, Cristina Oliveira Vilela, avaliou a reunião como uma possibilidade de absorver informações e aprender mais sobre equipamentos sociais. “A gestão municipal de Santa Vitória é voltada principalmente para o setor social. Conseguimos implantar um Cras no ano passado e atualmente o equipamento público atende mais de 2 mil pessoas na cidade. São idosos, gestantes, crianças e adolescentes”, contou.

A reunião também serviu para discutir a possibilidade de ampliação no atendimento dos equipamentos públicos para outros municípios da região, além da importância de regionalizar alguns destes serviços, já que a maioria dos municípios é de pequeno porte e não tem estrutura para atender as demandas.

Secom PMU