FAEC realizará capacitação para gestores, produtores culturais e artista de Araguari

Nossos Municípios

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC, realizará no próximo sábado, 14, uma capacitação gratuita para Elaboração de Projetos Culturais.

 

O curso acontecerá na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, das 14 às 18 horas, sendo destinado a gestores, produtores culturais e artistas de Araguari, com o objetivo de oferecer estratégias para elaboração de projetos artístico-culturais, bem como informações sobre o edital 01/2019 do Programa Municipal de Incentivo à Cultura “Geraldo França de Lima” – PMIC.

 

O PMIC tem como finalidade promover a captação e canalização de recursos para o setor cultural, de modo a estimular a realização de projetos artístico-culturais no Município de Araguari, mediante a concessão de apoio financeiro. Nesta edição, portanto, serão disponibilizados R$ 295 mil oriundos do Fundo Municipal de Cultura (FMC) devendo ser aprovados 23 projetos. Para isso, todas as propostas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Análise e Seleção (CAS) e passarão por quatro etapas: pré-análise e habilitação dos projetos; análise e avaliação; execução dos projetos aprovados e prestações de contas.

 

O presidente da FAEC, Rafael Guedes, destacou que “a capacitação é uma forma da Instituição colaborar com o aprimoramento dos projetos a serem recebidos pelo PMIC, propiciando com isso oportunidades aos mais diversos segmentos culturais, fazendo com que a riqueza cultural do município de Araguari seja maior ainda”.

 

O curso será ministrado por Enzo Banzo, elaborador e gestor de projetos culturais, com emissão de certificado. As inscrições serão feitas no local e, por isso, os participantes deverão chegar com pelo menos dez minutos de antecedência.

 

SOBRE O MINISTRANTE

Enzo Banzo é elaborador e gestor de projetos culturais, cantor, compositor, escritor, graduado em Letras e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

 

Principais destaques na elaboração e gestão de projetos culturais:

 

  • EMCANTAR: mais de 30 projetos desde 2005, por meio da Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Fundo Estadual de Cultura, Pontos de Cultura, Programa Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas Algar, Martins, Natura e Maqnelson.
  • 5º e 6º Festival Timbre, LEIC / PMIC, patrocínio Ambev /Natura Musical/Martins (2018-19);
  • Música Importa, LEIC, patrocínio Souza Cruz (2018-19)
  • CineOLHAR – Ano III, LEIC, patrocínio Instituto Algar (2019);
  • Entre Cerrado e Caçarolas, por meio da Lei Rouanet, patrocínio Maqnelson (em execução);
  • DICULT/UFU: elaboração e aprovação de três projetos culturais para Lei Federal de Incentivo à Cultura (2018)
  • Festival Timbre: Lei do ICMS-MG (2014, 2018);
  • Arte na Praça: evento mensal com apresentações musicais em praça pública para gravação de programa de TV aberta. Patrocínio: Vivo / Lei do ICMS-MG (2009 a 2012);
  • Festival Jambolada: seis edições, com participações de artistas como Tom Zé, Sepultura, Pato Fu e Otto. Patrocínio: Natura / Vivo / Lei do ICMS-MG / FMC Uberlândia (2005 a 2010).

Ascom Araguari