Estudantes de Uberlândia participam de ação de conscientização e combate ao Aedes

Nossos Municípios

Alunos e servidores percorreram as ruas do bairro Pacaembu distribuindo panfletos e orientando moradores

A manhã deste sábado (6) foi de muita animação para os alunos da Escola Municipal Professor Sérgio de Oliveira Marquez, localizada no bairro Pacaembu. Para ajudar na conscientização da comunidade sobre a importância do combate ao mosquisto Aedes aegypti, servidores e estudantes da unidade percorreram as ruas da região com a atividade “Barulho do Amarelinho Contra a Dengue”.

Com tambores, apitos, cartazes e panfletos, os pequenos chamaram a a atenção dos moradores do bairro. A assistente social, Edna Oliveira, aprovou a iniciativa. “Eu mesma tive dengue duas vezes e fiquei encantada com a atividade, porque a criança bem orientada leva para casa e espalha a informação, contagiando as pessoas”, contou.

A atividade foi idealizada pela professora Ana Paula Pires, que incentivou os alunos a produzirem os próprios panfletos. “Todo ano a gente trabalha a questão da dengue. Mesmo assim, percebemos muitos casos da doença no bairro. Nós conseguimos confeccionar mais de 200 panfletos e eles gostaram muito da ideia”, explicou.

Antes de irem para as ruas, os alunos se reuniram no pátio da escola e, por meio do microscópio, conseguiram ver a larva do mosquito e até aprenderam a fazer uma armadilha com garrafa pet. A Kamilly Tacon, estudante do 5º ano, mostrou que decorou as lições. “Eu gostei muito dessa experiencia. É imporante falar para as pessoas que a gente não pode deixar água acumulada, precisa virar garrafas de cabeça para baixo e fechar a caixa d’água direito”.

Combatendo o Aedes

A Prefeitura de Uberlândia trabalha permanentemente para combater o mosquito Aedes aegypt. O Programa de Controle da Dengue está trabalhando com todos os cinco termonebulizadores, que aplicam inseticida diluído em óleo mineral para eliminar o mosquito já em fase adulta. Além disso, a gestão municipal adquiriu drones para identificar criadouros, intensificou a penalização de todos os proprietários de imóveis que apresentarem reincidência nos focos do inseto e aumentou o número de agentes de saúde.

ASCOM Uberlândia