Estiagem inspira projeto que poupa água em Uberlândia

Nossos Municípios

A estiagem prolongada que reduziu a vazão dos mananciais que abastecem Uberlândia levou um grupo de funcionários da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha a estudar o modelo operacional da unidade e, após análise criteriosa, propor mudanças na concepção do projeto, visando a redução no uso de água tratada. Os servidores Fabiano Nunes, Marcelo Santana, André Silva e Rafael Ferreira desenvolveram um sistema que emprega o esgoto tratado, ao invés de água, para retirar a sujeira do canal de flotação.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O supervisor da estação, Jader de Oliveira, explica que a última etapa do tratamento do esgoto ocorre no canal de flotação, no qual os efluentes recebem o cloreto férrico, substância que faz as partículas de sujeira se juntarem. “Agregado, esse material precisa ser bombeado para a centrífuga, na qual a umidade é retirada, para então ser encaminhado, em menor volume, ao Aterro Sanitário”. De acordo com o gerente de Tratamento de Esgoto, Marcelo Costa, “a inovação proposta resultou na economia de 10 mil litros de água ao dia”.

Para o diretor geral Orlando Resende, a escassez de chuvas que atingiu o município e toda a região Sudeste trouxe dificuldades imensas mas inspiraram mudanças de grande valor e revelaram o alto nível de responsabilidade de um grande número de servidores da autarquia. “É motivo de orgulho para nós contar com pessoas que têm esse grau de comprometimento com o que fazem. Boas ideias como essas serão integradas de forma permanente às operações da autarquia”, afirmou.

Secom PMU