Estadualização da FEIT transforma Ituiutaba em referência em educação superior

Nossos Municípios

Em meio a um sentimento generalizado de se estar fazendo história em Ituiutaba, nesta segunda-feira, dia 2 de junho, foi assinado o Ato de Absorção da FEIT pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.

A cerimônia, que aconteceu no saguão da biblioteca da Fundação Educacional de Ituiutaba, contou com a presença pais de alunos e estudantes da FEIT, além de diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro Correa do Carmo, os deputados estaduais Zé Maia e Romel Anízio  Jorge (Romão), o Magnífico Reitor da UEMG, Dijon Morais, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Tomáz, a secretária municipal de Educação de Ituiutaba, Lázara Maria Moraes, e o presidente do Diretório Acadêmico da “Ivan Abrão”, Vinicius Pereira Azevedo.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Depois de mais de vinte anos de espera, a Fundação Educacional de Ituiutaba será administrada pelo Estado. O ex-governador Antonio Anastasia assinou os decretos que formalizam e definem a incorporação das fundações vinculadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e o compromisso foi assumido e transformado em realidade pelo atual governador de Minas, Alberto Pinto Coelho. Além da FEIT, outras fundações também já foram estadualizadas, passando a oferecer ensino superior gratuito a centenas de acadêmicos em Minas Gerais.

Com a estadualização da FEIT, a UEMG se torna a terceira maior universidade do Estado, beneficiando cerca de 18 mil alunos em todas as suas unidades. Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), está sendo criada toda infraestrutura para assegurar comodidade e condições adequadas de aprendizagem para os novos alunos que estão chegando à UEMG.

Numa apresentação em vídeo gravação, o governador disse de sua alegria em poder contribuir para a estadualização da FEIT. “Elogio o prefeito Luiz Pedro e todo o povo de Ituiutaba pelo bom momento vivido pelo município, que agora, com a gratuidade dos cursos da FEIT, poderá se destacar ainda mais se tornando polo de desenvolvimento para o Pontal de Minas”, comentou Alberto Pinto Coelho.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Durante os discursos, todos foram unânimes em reconhecer que a estadualização foi fruto de um esforço coletivo. “Esse momento histórico que estamos vivenciando hoje é o resultado da soma de esforços de todos, comunidade, câmara de vereadores, e, sobretudo, essa é uma vitória política, em que em muito contribuíram os deputados Zé Maia e Romel Anízio, que lutaram para que esse momento se tornasse possível”, disse o secretário Nárcio.

“Agradeço, em nome dos pais e alunos da FEIT, aos que tornaram possível essa conquista de décadas, sobretudo ao ex-governador Antônio Augusto Junho Anastasia, pela assinatura do Decreto que determina a gratuidade dos cursos da FEIT, e ao atual govenador, Alberto Pinto Coelho, e ao secretário Nárcio, por manterem sua palavra, viabilazando mais esse sonho antigo da comunidade ituiutabana”, afirmou o prefeito Luiz Pedro.

“Gostaria de cumprimentar a todos nesta noite, não somente àqueles que foram os responsáveis pela elaboração e execução desse projeto, mas sobretudo a todos aqueles, que direta e indiretamente contribuíram todos esses anos para que a FEIT se tornasse referência em educação”, citou o deputado Romel.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

“Ituiutaba tem que entender que sua posição estratégica representa muito para o Pontal de Minas e, com essa estadualização, será possível o município se desenvolver cada vez mais”, disse o deputado Zé Maia.

“A Câmara de Vereadores de Ituiutaba sempre esteve ao lado da comunidade para que esse sonho se tornasse realidade”, avaliou o presidente da Câmara, Francisco Tomáz.

“Hoje estamos vivenciando um momento histórico em Ituiutaba, ao vermos nossa Fundação Educacional sendo estadualizada, o que irá representar uma grande evolução em termos de qualidade na educação superior oferecida pelo município”, disse a secretária Lázara Maria Moraes.

O reitor da UEMG, Dijon Morais, falou sobre os benefícios da gratuidade e da autonomia que a estadualização pode garantir ao município. “Ituiutaba é uma das poucas cidades do Brasil a ter uma universidades federal, uma estadual e um instituto federal, e queremos fazer com que o município possa se destacar cada vez mais. É preciso lembrar ainda que os direitos dos funcionários da instituição serão resguardados, bem como os professores terão todo nosso apoio no desempenhar de suas funções”.

O presidente do Diretório Acadêmico da “Ivan Abrão”, Vinicius Pereira Azevedo, lembrou da incansável luta de seus companheiros para a realização desse sonho. “Quero agradecer aos meus companheiros de jornada, que não se abateram e fizeram sua voz ser ouvida. Hoje é um dia em que devemos comemorar a vitória de todos em favor de uma educação superior de qualidade e gratuita para todos”.

Ascom Ituiutaba