Escolas de Capinópolis vão discutir reciclagem de lixo com os alunos

Nossos Municípios

A equipe de organização da Cooperativa de Reciclagem do Pontal – Cooptal, coordenada pelo professor da UFU, Flander de Almeida Calixto, se reuniu na tarde de quarta-feira, dia 31, no Salão “Dr. João Felippe”, com a equipe gestora da educação, secretários municipais de Capinópolis e os membros da Cooptal para dar mais um passo na efetivação da Coleta Seletiva em Capinópolis.

Segundo o professor Flander, o encontro foi mais uma ação visando apoiar a coleta seletiva em Capinópolis através do envolvimento de todos os estudantes e dos próprios secretários dentro de suas áreas de atuação.

“Precisamos pensar juntos a melhor estratégia de mobilização dos estudantes e da comunidade em geral para que juntos disseminemos a proposta da coleta seletiva no município nas residências com a colaboração da comunidade. Nessa primeira reunião foi apresentado como vem acontecendo o trabalho da COOPTAL e ouvimos dos presentes as  sugestões para disparar o processo nas escolas e na comunidade. A reunião foi muito proveitosa”, disse o professor Flander.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

A Cooptal

A Cooperativa de Reciclagem do Pontal (COOPTAL), iniciou suas atividades em janeiro de 2017. Localiza-se na Rodovia MGT 154, KM 23 e atualmente ela conta com 11 cooperados trabalhando na coleta de resíduos secos para comercialização. Ela é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal de Capinópolis, da  UFU, e do Ministério Público.

A reunião

Durante o encontro o professor Flander contou um pouco da história da Cooptal, destacando que ela iniciou sua atividade em Capinópolis no princípio do ano, porém, ainda está em fase de implantação, estando já com toda a sua estrutura montada, cabendo agora um passo seguinte que seria o engajamento maior da comunidade, para isso, sendo fundamental o trabalho dos professores junto aos alunos levando a eles a conscientização da necessidade de se aderir à coleta seletiva como forma de se proteger o meio ambiente gerando emprego e renda para os membros da cooperativa e, ao mesmo tempo, folgando o aterro sanitário do município que deixará de receber os materiais que podem ser reciclados.

“Separar o lixo seco do úmido é fundamental dentro de casa. O que é o lixo seco? São os papeis, papelão, latas, garrafas pet, copos descartáveis, sacolas plásticas e etc. O que é lixo úmido? Restos de comida, cascas de frutas e etc.

Devemos salientar que lixo de banheiro não é reciclável e, portanto, não deve ser colocado junto ao lixo seco, ou seja – vamos falar sem rodeios -, papel higiênico usado, modess e fraldas descartáveis. Esse material, juntamente ao lixo úmido será removido pelo caminhão da Prefeitura e conduzido ao aterro sanitário para o correto descarte”, disse o professor Flander.

Haverá agora uma campanha de divulgação na mídia local e a distribuição de folders visando informar a comunidade os dias e horários de passagem do caminhão de coleta do lixo reciclável.

Ao final da reunião houve espaço para várias colocações dos secretários presentes, diretores, supervisores escolares e vereadores todos buscando formas e dando ideias de como apoiar para que a coleta seletiva em Capinópolis se torne realidade.

Há que se destacar ainda a presença de um grupo de estudantes da UFU que está apoiando o projeto, que inclusive terá algumas ações junto aos estudantes e à comunidade capinopolense que serão divulgadas oportunamente.

Os vereadores Edwardão e Joãozinho participaram da reunião representando a Câmara Municipal, que é também parceira da Cooptal e do município na implantação da coleta seletiva em Capinópolis.

Ascom Capinópolis