Encontro Regional de Assistência Social reúne gestores de mais de 30 cidades

Notícias em Destaque

Discutir as perspectivas na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conhecer a realidade de outros municípios, trocar experiências e ampliar conhecimentos. Estes são alguns dos motivos propostos no 1º Encontro Regional de Assistência Social em Uberlândia, que acontece nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 18h, no Bloco 3Q do Campus Santa Mônica, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O evento é promovido pela Prefeitura de Uberlândia e conta com vários profissionais da área e gestores de Uberlândia e de mais 32 municípios que integram a Associação da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap e outras regiões próximas. Durante o encontro há conferências gerais e temáticas, mesas redondas sobre os aspectos críticos e desafios do SUAS, economia solidária, Pronatec, desafios nos atendimentos, políticas públicas, entidades existentes e suas atuações, descentralização, abordagens, entre outros temas diretamente ligados ao exercício contínuo da profissão.

Os debatedores e palestrantes são do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério Público e universidades de São Paulo, Araporã, Uberaba e Uberlândia. Nos dois dias de encontro, gestores, técnicos, representantes de entidades não-governamentais (ONGs) e da sociedade civil, profissionais e acadêmicos da área social e afins estarão focados nos temas. O objetivo é esclarecer sobre os diversos tipos de atendimentos e métodos que podem ser utilizados em situações familiares, socioeducativas, nos equipamentos públicos que vão transformar a vida das pessoas, das famílias e das comunidades.

Presidente da Amvap, Gilmar Machado, discursa na abertura do evento. Foto: Ascom PMU
Presidente da Amvap, Gilmar Machado, discursa na abertura do evento. Foto: Ascom PMU

O presidente da Amvap e prefeito de Uberlândia Gilmar Machado fez a abertura oficial do evento e ressaltou o grande interesse do município em construir políticas unificadas de assistência social. O prefeito também enfatizou a importância em manter parcerias em todos os níveis para melhorar a execução dos projetos e programas. “Precisamos ter essa responsabilidade e consciência de que tudo que fazemos é para as pessoas. Nós passamos, mas os servidores que se efetivam, se reciclam, se interessam e trabalham na área, vão ficar para atender as pessoas e isso é o que queremos. Isso também é educação, é transformação de vidas e formação de uma cidade educadora”, disse Gilmar.

Secom PMU