Embaixador e cônsul da Bélgica pretendem reforçar relação com Uberlândia

Nossos Municípios

Dois representantes da Bélgica no Brasil que participaram do 3º Meeting de Relações Internacionais em Uberlândia visitaram o Centro Administrativo Municipal na tarde desta segunda-feira (13). O cônsul honorário Henrique Rabelo e o embaixador Josef Smets foram recebidos pelo chefe do executivo municipal para falar sobre as relações entre os dois países e desafios para o futuro.

Durante o encontro, Smets elogiou Uberlândia e fez comparações com o país de origem. “Estamos impressionados pelo dinamismo da cidade. Represento um país com 11 milhões de habitantes e essa cidade seria uma das maiores da Bélgica”, comentou o embaixador.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Ainda de acordo com Josef Smets, a Bélgica tem forte ligação com Minas Gerais e a intenção do páis é fortalecer a presença no estado. “Um ponto focal para nós será este Estado e temos que olhar mais para outros centros importantes além da capital. Temos de criar condições para os empresários se encontrarem, acompanhá-los e estabelecer contatos”, destacou.

O cônsul honorário da Bélgica em Minas Gerais, Henrique Rabelo, adiantou a intenção de reunir empresários mineiros para conhecer o país europeu e formalizar negócios entre as nações. “Pensamos em uma missão empresarial e vamos divulgar essa ideia em Uberlândia, pois ao haver interesse faremos um grupo. Já estamos conversando e decidiremos um momento para viabilizar esta missão”, disse Henrique Rabelo.

A oportunidade de apresentar Uberlândia ao cenário internacional é um dos intuitos da parceria com a Bélgica, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Hoje aconteceu o Meeting de Relações Internacionais e em julho receberemos o comitê olímpico belga e delegações de outros três páises. Nossa intenção da parceria é que esses páises nos ajudem a mostrar Uberlândia lá fora”, afirmou.

Secom PMU