Emater-MG contabiliza assistência a 7,5 mil pequenos produtores na região de Uberlândia

Nossos Municípios

Unidade regional do órgão atua em 21 municípios assistidos por iniciativas como Minas sem Fome, Crédito Rural e Programa Nacional de Alimentação Escolar

Cerca de 7,5 mil agricultores familiares atendidos em 2013. Este é o balanço da Unidade Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em Uberlândia, que atua em 21 municípios assistidos por programas como o Minas Sem Fome, Minas Leite, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Crédito Rural, Fruticultura, Olericultura, Agroindústria de Pequeno Porte, Artesanato, Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais.

Segundo o gerente da unidade, Gilberto Carlos de Freitas, entre os vários programas o que mais se destaca é o Minas Sem Fome. Por meio da iniciativa, 70 famílias foram beneficiadas com kit Feira Livre; dez famílias com tanques-rede de piscicultura; 15 famílias com tanque de resfriamento de leite e 1.650 famílias com sementes de milho e feijão. Ele ressalta, ainda, que no PNAE já são 285 agricultores familiares comercializando seus produtos para a merenda escolar.

“Além do acompanhamento de assistência técnica e extensão rural, a regional de Uberlândia trabalha com capacitações, seminários, encontros regionais e feiras, visando ampliar o conhecimento e também a comercialização dos produtos da agroindústria familiar, como doces, queijos, quitandas, farinha, entre outros, sendo estes geradores de renda para as famílias rurais. Os agricultores também são orientados quanto à possibilidade de contratar o crédito rural, que viabiliza a adoção de novas tecnologias, melhoria nas condições de trabalho, aumento da produtividade, gerando emprego e renda no campo”, comenta o gerente.

Comemorações

Na primeira semana de dezembro, a Emater-MG completou 65 anos de fundação. A instituição foi a primeira do país a desenvolver o trabalho de assistência técnica e extensão rural. As comemorações incluíram uma grande mostra dos produtos da agricultura familiar na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Hoje, a empresa está presente em 793 municípios mineiros, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Durante a mostra, foi assinado Termo de Compromisso de entrega de equipamentos do Minas Sem Fome. Trinta e quatro municípios receberam, simbolicamente, 42 kits de feira livre (barracas, jalecos e balança), beneficiando 880 famílias. Setenta e oito kits de apicultura serão entregues para 38 municípios. Cada kit contém cinco colmeias, dois macacões, dois chapéus, dois pares de botas, dois pares de luva, um fumigador e três formões. Trezentas e noventa famílias serão beneficiadas. Vinte e três municípios receberão 27 tanques de resfriamento de leite. Os tanques irão beneficiar 216 produtores.

Para o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, programas como o Minas Sem Fome são importantes pois contribuem para a segurança alimentar e nutricional das famílias mineiras, com a redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva de pessoas. “Por meio do Minas Sem Fome, a população rural ou urbana, em situação de vulnerabilidade social, organizada por meio de entidades comunitárias, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, é atendida com projetos de interesse coletivo”, destaca.

A Emater-MG foi criada em 1975, ao mesmo tempo em que era extinta a Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), com o objetivo de planejar, coordenar e executar programas de assistência técnica e extensão rural, buscando difundir conhecimentos de natureza técnica, econômica e social, para aumento da produção e produtividade agrícolas e melhoria das condições de vida no meio rural do Estado de Minas Gerais.

Reportagem: Agência Minas