Em Uberlândia, projeto EducaTur promete despertar interesse de alunos pelo turismo.

Nossos Municípios

 Os alunos municipais do 9º ano formam o público-alvo do projeto “Educação para o Turismo” (EducaTur), lançado nesta quarta-feira (10) pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação. Com o EducaTur, os estudantes conhecerão as características e os potenciais do turismo, além de serem envolvidos em ações que atribuirão novos significados ao processo ensino-aprendizagem. A importância da iniciativa pode ser observada pelo seu alcance, serão envolvidos cerca de dois mil alunos e 200 professores e supervisores, distribuídos em 32 escolas municipais.

educatur 3

O EducaTur promoverá em espaços escolares, junto aos alunos, o interesse por projetos e empregos ligados ao turismo, por intermédio da aquisição de conhecimentos sobre o setor. Para atingir este objetivo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo desenvolveu um material teórico-didático com foco no patrimônio histórico e cultural do Município, que servirá de apoio para as atividades realizadas em sala de aula. As escolas também receberão a coletânea de livros “Caminhos do Futuro”, elaborada pelo Ministério do Turismo e disponível de forma digital.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, o EducaTur é uma reformulação do City Tour, voltado para inserção de alunos do quarto ano do ensino fundamental. “O foco em alunos do nono ano é porque ao se inserirem no mercado de trabalho, eles enfrentam diversos desafios profissionais. Queremos despertar neles o interesse pelo turismo e o entendimento que se trata de uma área de trabalho cada vez mais em evidência”, disse.

Dividido em quatro etapas, o EducaTur teve início no Cemepe com apresentação do projeto e mesa-redonda. Para o mês de agosto estão previstas palestras escolares junto aos alunos e professores. Em seguida todos participarão de city tours, com visitas a pontos turísticos e culturais da cidade, que tenham ligação com um dos quatro eixos do projeto: “Cultura”, “Ética, Cidadania e Meio Ambiente”, “Esportes e Lazer” e “Negócios e Eventos”. Para o encerramento, em dezembro, a SMDET tem planos para realizar a Feira de Profissões, no Center Convention.A coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental 2, Rosilene Aparecida Silva, da Secretaria de Educação, aprovou a iniciativa. “É um projeto muito importante que enriquecerá o conhecimento dos alunos. Também apresentará para eles várias possibilidades de trabalho”, garantiu.

educatur

Para o vice-prefeito Paulo Vitiello o EducaTur coincide com a proposta da administração municipal de tornar Uberlândia uma cidade educadora. “É um projeto que une educação com economia e geração de emprego e de renda. Isso é importante porque queremos alunos com visões cada vez mais abrangentes sobre o mundo onde vivem”, afirmou.

Objetivos específicos:

  • Despertar na comunidade escolar (professores alunos, coordenadores e pais) a oportunidade de inserção como multiplicadores do projeto;
  • Promover visitas programadas nas escolasda Rede Municipal de Ensino para apresentação aos alunos e professores de pontos turísticos de nossa cidade despertando-lhes o interesse para pesquisas sobre suas potencialidades;
  • Articular ações interdisciplinares, estimulando o trabalho em sala de aula em conjunto aos conteúdos desenvolvidos pelo projeto
  • Divulgar atrativos turísticos no meio educacional despertando no aluno a conscientização de seu papel como cidadão;
  • Estimular alunos e professores, a produções literárias,editoriais e de marketing sobre o turismo;
  • Promover uma Feira de Profissões para apresentar os resultados, além de oportunizar os alunos contato mais próximo com envolvidos no segmento do turismo de nossa cidade.

Público:

  • 32 escolas
  • 200 supervisores e professores
  • 2.000 alunos

Etapas do projeto

  1. Mesa Redonda – Professores e Supervisores da rede – 10 de julho / Cemepe
  2. Palestra nas Escolas – Alunos e Professores integrantes do projeto / A partir de 01 de Agosto
  3. City Tour – Alunos e professores / A partir de 15 de agosto
  4. Feira de Profissões –  Todos os envolvidos do projeto / Dezembro,  no center Convention.